Capacitação alcançará 110 profissionais de educação, saúde e assistência social

16 de maio de 2016 - 19:19

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD), com o apoio dos ministérios da Saúde e da Justiça, inicia na terça-feira (17) mais um processo de formação de educadores e multiplicadores para a efetivação dos programas de prevenção ao uso de álcool e outras drogas para alunos da rede pública municipal de ensino e seus familiares.

O módulo de aprendizagem acontece até a próxima quinta-feira (19), no Centro de Educação à Distância do Ceará (CED), em Sobral, na Zona Norte do Estado. Serão beneficiados cerca de 110 profissionais de educação, saúde e assistência social dos municípios de Sobral, Itapipoca, Massapé e Viçosa do Ceará.

Os participantes serão capacitados para a aplicação dos programas Elos, #Tamojunto e Famílias Fortes, que compõem a ação preventiva às drogas denominada Juventude do Futuro. Os programas proporcionam conhecimentos sobre a prevenção às drogas, além de favorecerem o aprendizado e o desenvolvimento das habilidades sociais e fortalecerem os vínculos familiares e comunitários, reduzindo a agressividade e o isolamento social. Serão favorecidas crianças de 6 a 14 anos de idade e suas famílias.

A coordenadora do Juventude do Futuro, Natália Alexandre, relata que passarão por capacitação profissionais dos 20 municípios cearenses beneficiados com os programas de prevenção às drogas este ano. Os municípios são os seguintes: Juazeiro do Norte, Barbalha, Iguatu, Crateús, Quixeramobim, Camocim, Tianguá, Sobral, Caucaia e Aracati, Crato, Icó, Massapé, Acopiara, Eusébio, Russas, Maranguape, Itapipoca, Viçosa do Ceará e Beberibe.

A capacitação para o programa #Tamojunto tem a participação da supervisora federal Roberta Ataídes, além da formadora federal Kátia Lacerda e da formadora e gestora local, Leidiane Oliveira. Já a capacitação para o programa Famílias Fortes tem a presença da formadora federal Luana Carla e das gestores e formadoras estaduais Lívia Holanda e Gabriella Lobo, enquanto o treinamento para o programa Elos tem a participação da supervisora federal Silvana Rossi e da formadora e gestora estadual Géssyka Vieira.

16.05.2016

Fernando Brito
Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Imprensa da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 | 85 98902.7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br