Semace valida audiência pública referente ao licenciamento do Teleférico de Barbalha

16 de Maio de 2016

 

A audiência pública para apresentação do projeto e estudos ambientais do Teleférico do Caldas, localizado em Barbalha, foi oficialmente validada pelo titular da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Ricardo Araújo, que presidiu a reunião na quinta-feira (12), na Câmara dos Vereadores daquele município. Para o superintendente da Semace, o projeto de interesse do Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades, segue as exigências da legislação ambiental vigente e proporcionará o desenvolvimento sustentável da região. “A próxima fase do licenciamento é submeter o projeto para apreciação e votação dos membros do Coema, em reunião a ser agendada pelo conselho”, informou Araújo.

A audiência contou com a presença de moradores e líderes do distrito do Caldas, ambientalistas, políticos e população de Barbalha. Na ocasião representantes da SCidades e da consultoria ambiental contratada pela secretaria apresentaram e tiraram dúvidas sobre o projeto para o público presente. Foram explanados aspectos da localização, definição, características geomorfológicas, metodologia, prazos, custos e benefícios do empreendimento avaliado em R$ 12 milhões. A obra está prevista para iniciar em trinta dias e deverá gerar emprego e renda, além de fomentar o turismo sustentável no município.

A área apontada para o teleférico está localizada na Chapada do Araripe, onde também foram criadas várias Unidades de Conservação em função da importância de se conservar os atributos naturais da região. O equipamento comportará quatro duplas de cadeiras, com trajeto de 550m e subida de 180m de uma estação para outra, com uma velocidade de 1,4 m/seg. O teleférico terá capacidade de transportar 660 pessoa por hora. No local também terá borboletário, bicicletário, observatório, passarelas no nível das árvores e uma praça localizada no alto do mirante. Com a obra implantada o Ceará passará a ter seu segundo teleférico. O primeiro está localizado em Ubajara.

Antes da audiência, a equipe multidisciplinar de técnicos da Semace, juntamente com representantes da SCidades, visitou o local da obra, onde analisaram aspectos do solo, vegetação, clima, flora, fauna, dentre outros recursos naturais, além da influência que o equipamento terá na comunidade.

16.05.2016

 
Ana Luzia Brito
Assessora de Comunicação da Superintendência Estadual do Meio Ambiente
85 3101.5554 | 98653.8337
comunicacao@semace.ce.gov.br

Assessoria de Comunicação – Ascom
Superintendência Estadual do Meio Ambiente – Semace
Governo do Estado do Ceará
(85) 3101-5554

Assinatura coornenadoria matérias