Pacientes já recebem cuidados na nova UTI do Hospital de Messejana

30 de Maio de 2016

Inaugurada na última quarta-feira,  na Unidade de Terapia Intensiva cardiopulmonar  está com oito pacientes sendo tratados

A Unidade de Terapia Intensiva Cardiopulmonar do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, que foi inaugurada pelo Governador Camilo Santana na última quarta-feira (25), já começou a funcionar. Na manhã desta segunda-feira (30), estava completa, com oito pacientes. A nova UTI aumentou a capacidade do Hospital de Messejana em garantir cuidados intensivos clínicos a doentes  cardíacos e pulmonares. “Com essa nova estrutura, os pacientes são beneficiados com a ampliação da oferta de leitos de terapia intensiva, leitos qualificados ao tratamento de pacientes críticos, com risco imediato de morte. E o beneficio maior representa o aumento de leitos pós operatório, suprindo uma grande demanda de pessoas que precisam de tratamento cirúrgico”, destacou o coordenador da UTI cardiopulmonar, José Diógenes.

O novo complexo, com 215 m² de área construída, tem oito leitos,  conta com uma equipe de saúde multiprofissional preparada para cuidar de pacientes que sofrem com as mais complexas doenças cardíacas e respiratórias, recebeu equipamentos de última geração, como monitores e desfilibradores, mobiliário médico hospitalar moderno. Foram investidos R$ 900 mil, recursos exclusivos do Governo do Estado.

Com a inauguração de mais uma UTI, o Hospital de Messejana dobra o número de leitos pós-operatórios, que passou de 8 para 16. Isso porque a UTI que recebia os pacientes pós-cirúrgicos, funcionará agora no antigo espaço destinado à UTI cardiopulmonar.  O Hospital de Messejana tem agora 355 leitos, sendo 39 de UTIs, distribuídos em sete Unidades de Terapia Intensiva, são as UTIs Cardiopulmonar, Respiratória, Coronariana, Semi-Intensiva, Pediátrica Clínica, Pós-operatório Pediátrico e Pós-operatório Adulto. O hospital realiza por mês, uma média de 31 cirirgias pediátricas, 47 cirurgias cardíacas, 58 cirurgias torácicas, sendo uma média total de 135 cirurgias por mês.

Alta complexidade

Referência nacional nas áreas cardíaca e pulmonar, o Hospital de Messejana é uma unidade terciária da rede pública da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará que realiza o diagnóstico, o tratamento e procedimentos de alta complexidade em suas áreas de atuação. Destaque para o transplante de pulmão. Na área de cardiopediatria, permanece como o segundo hospital que mais realiza transplante infantil, atrás apenas do Incor, de São Paulo, e no transplante cardíaco, destaca-se entre os três centros que mais realizam o procedimento no país, trabalhando com as tecnologias mais avançadas para prolongar a vida dos pacientes, como o dispositivo de assistência circulatória mecânica, mais conhecido como coração artificial.

30.05.2016

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Hospital de Messejana
Stella Magalhães (85) 3101-4092

Assinatura coornenadoria matérias