Inscrições para os Editais Culturais 2016/2017 do Dragão do Mar terminam na quinta (9)

3 de junho de 2016

 

 

Inscrições devem ser feitas exclusivamente on-line. Entre as novidades, o aumento do número de contemplados, a criação de uma rede permanente de integração cultural e a construção colaborativa do documento.

Depois de intenso processo de diálogo aberto a interessados, o Instituto Dragão do Mar lançou, no dia 9 de maio, o documento final dos Editais Culturais 2016/2017. Os editais de ocupação do Dragão do Mar são voltados a artistas, grupos e produtores nascidos ou residentes no Ceará, há pelo menos dois anos. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 9 de junho, exclusivamente, pela página dos Editais: www.dragaodomar.org.br/temporadadeartecearense.

Os projetos vencedores formarão a nova Temporada de Arte Cearense do Dragão, com apresentações artísticas em diversas linguagens, a serem realizadas entre agosto de 2016 e julho de 2017, com investimento total de R$ 1,3 milhão.

Segundo Paulo Linhares, presidente do Instituto Dragão do Mar, o documento consolida melhorias sugeridas pelas classes artísticas e reflete o propósito do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) em favorecer a democratização do acesso à arte e cultura do nosso Estado, a partir do reconhecimento da qualidade dos projetos culturais realizados no Ceará.

Novidades

Uma das grandes novidades, neste ano, diz respeito à participação dos agentes culturais no processo de elaboração dos Editais, a partir de encontros e da disponibilização da proposta para consulta pública. Entre 7 e 13 de março deste ano, o CDMAC realizou rodada de conversas com artistas e demais agentes de cultura do Ceará, a fim de reunir sugestões e novas ideias para construção coletiva do documento.

Após os encontros com representantes de todas as linguagens artísticas contempladas, quando foram reunidas sugestões para Editais Culturais 2016/2017, o Dragão do Mar lançou ainda o documento para consulta pública, de 1º ao dia 6 de abril de 2016. Proponentes puderam enviar críticas e sugestões por e-mail. Para João Wilson Damasceno, diretor de Ação Cultural do Dragão do Mar, a iniciativa reforça o compromisso do centro de arte e cultura em manter um diálogo aberto com as classes artísticas.

Também houve aumento no número de contemplados e ações a serem executadas. No ano passado, foram 194 projetos selecionados que resultaram em 438 ações culturais. Os novos editais preveem a seleção de 218 projetos na área de difusão, através de 32 programas nas linguagens Música, Teatro, Dança, Circo, Literatura, Performance, Fotografia, Artes Visuais, Cinema e na categoria Pontos no Dragão. Agora, sobem para 536 o número total de ações culturais.

Outra importante mudança é a plataforma de inscrição. A partir deste ano, as inscrições para os Editais passam a ser feitas exclusivamente pela internet. Além de reduzir o custo e simplificar o processo, a medida facilita o alcance a artistas, coletivos, pesquisadores e produtores do interior do Estado.

Como participar

Para participar, o interessado precisa estar cadastrado no Mapa Cultural do Ceará (http://mapa.cultura.ce.gov.br/), uma plataforma livre e gratuita que integra uma rede de agentes culturais do nosso Estado. A experiência com a utilização do Mapa foi iniciada na Maloca Dragão 2016, quando artistas e grupos inscreveram projetos para participar do festival, resultado de uma chamada pública. Assim, quem já criou seu perfil não precisa gerar novo ID. Entre os benefícios trazidos, o Mapa oferece visibilidade aos trabalhos dos agentes culturais, proporciona a formação de networking e a geração de um rico banco de projetos. Os inscritos que não forem selecionados para os Editais Culturais 2016/2017 poderão ser convidados para outros projetos do Dragão do Mar, tais como Praça do Rock, Pôr do Som, Dragão Blues e Fuxico no Dragão.

Após estar inscrito no Mapa Cultural do Ceará, o interessado deverá ler o Edital (http://bit.ly/25kogRA) e seguir as orientações para inscrição, ambos disponibilizados no endereço: www.dragaodomar.org.br/temporadadeartecearense.

Oficinas Tira-dúvidas

Para sanar dúvidas ou ajudar quem estiver com dificuldades de efetuar a inscrição, o Dragão do Mar realizou uma oficina tira-dúvidas, no dia 17 de maio, às 15h, no auditório do Dragão do Mar. A oficina contou com transmissão, ao vivo, pela internet. Mais um encontro virtual será realizado na próxima segunda-feira (6), das 19h30 às 21h. Os internautas poderão tirar suas dúvidas, enviando comentários e acompanhando as explanações em link a ser divulgado na página do Dragão no Facebook (facebook.com/dragaodomar). Questões sobre os Editais também podem ser enviadas pelo e-mail edital@dragaodomar.org.br.

Calendário Editais 2016/2011

Inscrições: 9/05 a 9/06/16
Curadoria: 10/06 a 15/06/16
Encontro de curadoria: 16 e 17/06/16
Revisão de comunicação para divulgação: 20/06/16
Resultado: 21/06/16
Recurso: 22 a 24/06/16

SERVIÇO:

Inscrições Editais Culturais 2016/2017

www.dragaodomar.org.br/temporadadeartecearense, até 9 de junho.
Gratuito
Dúvidas: edital@dragaodomar.org.br

Tira-dúvidas on-line

Dia 06 de junho, das 19h30 às 21h, em link a ser divulgado no facebook.com/dragaodomar ou pelo e-mail edital@dragaodomar.org.br

03.06.2016

Assessoria de Comunicação do Instituto Dragão do Mar
Luciana Vasconcelos 85. 3488.8617 / 98733.8829
Luar Maria Brandão 85. 3488.8625 / 98970.8081
Luciana Vasconcelos
Assessora de Comunicação Social e Marketing Institucional
Instituto de Arte e Cultura do Ceará – IACC
(85) 3488-8617 / 8733-8829
www.dragaodomar.org.br

Assinatura coornenadoria matérias