Portal da Transparência registra novo recorde de interações e visualizações de páginas

6 de junho de 2016 - 17:33

Os números consolidam a participação crescente dos cidadãos que buscam a ferramenta para obter informações sobre a administração pública estadual

Os dados consolidados do mês de maio do relatório mensal de transparência confirmaram dois novos recordes para o Portal da Transparência do Governo do Estado do Ceará. Desta vez, a ferramenta alcançou 144.824 visualizações de páginas no mês, ultrapassando o índice de março deste ano em 4.920 visualizações. Outra marca quebrada foi a de número de sessões ou interações dos usuários com as páginas do site. Foram registradas 22.602 sessões no mês atual, índice superior ao registrado em janeiro de 2015, quando o portal assinalou 21.308 sessões.

Os números consolidam a participação crescente dos cidadãos que buscam a ferramenta para obter informações sobre a administração pública estadual. Instituída pela Lei Complementar nº 131/2009, a divulgação dos gastos previstos e realizados nos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios é obrigatório.

Outra contribuição importante para garantir a disponibilidade das informações foi a Lei de Acesso à Informação (LAI), em vigor desde maio de 2012. No sentido de ampliar e facilitar o acesso a informações públicas, o Governo do Estado do Ceará tem investido em ferramentas e recursos para garantir transparência de suas ações.

“No mês em que a LAI comemora quatro anos, o Portal da Transparência conseguiu se estabelecer como a principal vitrine de prestação de contas das informações de interesse coletivo”, destaca o secretário de Estado Chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado, Flávio Jucá.

Sob a supervisão da CGE, o Portal da Transparência do Estado é atualizado diariamente e permite ao cidadão ter acesso didático, fácil e rápido às principais informações do Governo do Estado. Outras fontes de transparência ativa são os sítios institucionais dos órgãos e entidades e o portal Acesso Cidadão.

Maio

No mês, as páginas que mais registraram acessos foram as “Informações de Servidores”, com 21% dos acessos, “Contratos”, com 8%, e Convênios, com 5%. A maior parte dos acessos foram originados de Fortaleza, com 70%. As cidades de Juazeiro do Norte-CE, Sobral-CE, Brasília-DF, São Paulo-SP, Rio de Janeiro-RJ e Iguatu-CE registrara 2% cada uma.

 

06.06.2016

Assessoria de Comunicação da CGE – 85 3101.3474
Flávia Salcedo – Coordenadora de Comunicação (flavia.salcedo@cge.ce.gov.br)
Vandecy Dourado – Assessor de Comunicação (vandecy.dourado@cge.ce.gov.br)
Camila Lins – Assistente de Publicidade (camila.lins@cge.ce.gov.br)
Twitter: @ComunicacaoCGE
Facebook: www.facebook.com/CgeCeara

Assinatura coornenadoria matérias