Avenida Beira Mar recebe projeto Corre Saúde

10 de junho de 2016 - 15:30

Atividades integrativas/informativas buscam atrair novos beneficiários

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) reforça o atendimento e orientação a pessoas em situação de rua ou em outros contextos de vulnerabilidade social, através do projeto Corre Pra Vida. Na manhã desta sexta-feira (10), foi desenvolvida uma nova ação “Corre Saúde” em parceria com a Associação de Amparo aos Pacientes com Tuberculose, Posto de Saúde Carlos Ribeiro e Núcleo de Rua da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos (SCDH) do município, com apoio da Livraria Itinerante Chico Xavier.

Mais uma vez, a Avenida Beira Mar, em Fortaleza, foi escolhida como local da ação, levando em conta o significativo número de pessoas em situação de rua que circulam por aquela área da capital cearense. As atividades ocorreram no horário das 6 às 8 horas. Inicialmente, o Núcleo de Rua da SCDH realizou uma apresentação musical. Os profissionais do Núcleo trabalham com abordagem social, prevenção e redução de danos, formação sobre a redução do consumo de drogas, arte e educação com participação dos usuários.

Na ação, a enfermeira Argina Bandeira, do Posto de Saúde Carlos Ribeiro, explicou sobre formas de contágio e tratamento da tuberculose, além de realizar exames para diagnóstico da doença, contando com a estrutura da unidade móvel do projeto Corre Pra Vida.

 
A programação constou ainda de breve apresentação do Corre Pra Vida para o público presente por parte dos redutores de danos Driele Venâncio e Milton Júnior. Eles aproveitaram para fazer o convite para que mais pessoas em situação de rua procurem os serviços oferecidos no contêiner do projeto, em especial orientações sobre a redução de danos causados pelo uso de álcool e outras drogas.

A ação teve continuidade com a apresentação de novos números musicais pela equipe do Núcleo de Rua, bem como a distribuição de kit de higiene pessoal e lanche.

O projeto

O Corre Pra Vida constitui-se num ponto de acolhimento e abordagem (contêiner) destinado à população em situação de rua ou em outros contextos de vulnerabilidade social. O objetivo é reduzir os danos causados pelo uso de drogas lícitas e ilícitas e promover direitos e inserção social, além do acesso às políticas públicas de saúde.

A secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Aline Bezerra, destaca que o processo de reinserção inclui a realização de uma série de atividades integrativas/informativas na área do contêiner e em outros espaços da capital, seja por iniciativa da SPD ou através de parcerias. As ações contribuem para uma maior visibilidade do Corre Pra Vida e, consequentemente, a conquista de novos beneficiários.

O contêiner do projeto Corre Pra Vida funciona de segunda a sábado, das 8 às 17 horas, na área denominada de Oitão Preto, no Centro de Fortaleza, próximo à Santa Casa de Misericórdia. Desde a implementação do equipamento, já foram realizados mais de 18 mil atendimentos.

10.06.2016

Fernando Brito
Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 98902.7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br

Assinatura coornenadoria matérias