Juventude em Ação faz festa e emociona em escolas de Quixeramobim

10 de junho de 2016 - 18:15

Programa de prevenção às drogas é concluído no município este ano

A rotina diária de estudos de alunos da Escola Estadual de Ensino Profissionalizante (EEEP) Dr. José Alves da Silveira e da Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Humberto Bezerra foi alterada nesta sexta-feira (10). Eles deixaram as salas de aula e ocuparam as quadras dos dois estabelecimentos para participar de uma programação especial. Nas solenidades de encerramento do programa de prevenção às drogas Juventude em Ação, este ano, em Quixeramobim, os estudantes foram os grandes protagonistas, demonstrando o seu aprendizado quanto à prevenção às drogas através de diversas manifestações artísticas e depoimentos emocionados.

Cerca de 830 alunos do ensino médio das duas escolas de Quixeramobim foram beneficiados com o Juventude em Ação, uma iniciativa da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD). Desse forma, tiveram a oportunidade de participar do jogo interativo ‘Na Trilha da Prevenção’ e se envolveram numa agitada gincana artístico-cultural, cujo foco foi a prevenção às drogas. No encerramento das atividades, as equipes de estudantes soltaram a voz e o corpo para mostrar, incisivamente, que estão prontos para dizer não às drogas. Entusiasmados, os jovens abusaram do talento, alegria e descontração e ainda foram agraciados com troféus e prêmios.

A primeira solenidade, no turno da manhã, aconteceu na EEEP Dr. José Alves da Silveira. À tarde, a programação ocorreu na EEFM Humberto Bezerra. Inicialmente, foram realizadas rodas de terapia comunitária para familiares, vizinhos e amigos dos estudantes no auditório das escolas. Posteriormente, arte, cultura e emoção ocuparam as quadras. Os dois eventos festivos contaram com a presença da coordenadora de Interlocução Interinstitucional da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD), Lidiane Rebouças; e da gerente do Sistema Integrado de Prevenção (SIP) / Juventude em Ação, Miriam Barreto; além da membros da direção dos estabelecimentos de ensino, educadores e representantes do Crede XXII e do Conselho Tutelar de Quixeramobim.

Em ambos os momentos, não faltaram música, dança e jngles focados na prevenção às drogas. Também chamaram a atenção do público presente e causaram emoção os depoimentos de estudantes que participaram do programa de prevenção. O aluno Henrique Paz, do curso técnico de Informática da EEEP Dr. José Alves da Silveira, ressaltou: “Eu e meus colegas estudantes desejamos inspirar e influenciar pessoas ao não uso de drogas. Nosso lema é contra as drogas e em favor do programa Juventude em Ação”. As programações foram concluídas com a entrega de troféus às equipes vencedoras da gincana cultural e o sorteio de prêmios entre os estudantes.

Ação preventiva

O Juventude em Ação é desenvolvido em escolas públicas estaduais cearenses, tendo estudantes do ensino médio como público-alvo. Em 2016, serão beneficiados estabelecimentos de ensino de 17 localidades do interior do Estado e da capital, Fortaleza. O programa constitui-se num conjunto de ações que inclui a aplicação do jogo ‘Na Trilha da Prevenção’ e culmina na realização de gincana cultural e exposição artística. Engloba, ainda, a realização de oficinas de capacitação e rodas de conversa entre profissionais de educação, familiares dos estudantes e lideranças comunitárias.

Os benefícios do programa são multiplicados para além das escolas selecionadas graças à formação de grupos de adolescentes voluntários, capazes de aplicar o jogo ‘Na Trilha da Prevenção’ entre comunidades de zonas urbanas e rurais. O objetivo da SPD com a ação preventiva, genuinamente cearense, é contribuir para a redução do número de usuários de substâncias psicotrópicas, socializando conhecimentos científicos sobre as drogas e seus efeitos para a saúde integrados à vida cotidiana dos jovens. Além disso, busca fortalecer os laços familiares e comunitários.

Na próxima semana, o programa Juventude em Ação será concluído em escolas dos municípios de Camocim e Tianguá. São elas: EEEP Monsenhor Expedito da Silveira de Souza, Liceu de Camocim, EEEP Professor Sebastião Vasconcelos Sobrinho e Liceu de Tianguá José Ni Moreira.

10.06.2016

Fernando Brito
Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 – 98902.7939 / comunicacao@spd.ce.gov.brdaniela.negreiros@spd.ce.gov.br

Assinatura coornenadoria matérias