Cuidados nos primeiros mil dias da criança é tema de congresso

13 de junho de 2016 - 20:44

“Cuidar bem dos primeiros 1.000 dias para garantir 100 anos saudáveis” é o tema do IV Congresso do Hospital Infantil Albert Sabin, realizado em conjunto com o XI Congresso Cearense de Pediatria, da Sociedade Cearense de Pediatria (Socep). O congresso interdisciplinar do Hospital Infantil Albert Sabin, da rede pública do Governo do Estado, ocorre entre os dias 13 e 15 de junho, das 8 às 18 horas, no Hotel Oásis Atlântico, com a participação de profissionais da saúde do Ceará e convidados.

No discurso de abertura da programação científica, na manhã desta segunda-feira (13), a diretora geral do Albert Sabin, Marfisa Portela, destacou a estratégia de transdisciplinaridade na pediatria como fator importante na atenção à saúde infantil. “Isso já é uma realidade. A equipe multidisciplinar melhora a qualidade do atendimento à criança e torna tudo mais eficaz”, disse. Para a presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Luciana Rodrigues Silva, “são muitos os saberes e trabalhar em equipe multidisciplinar é indispensável, porque cada um dos profissionais da equipe tem um olhar diferente. Então é fundamental que o pediatra trabalhe com outros profissionais”, afirmou.

A presidente da SBP também destacou o trabalho realizado pelo Hospital Infantil Albert Sabin. “Já visitei o Albert Sabin duas vezes e o que mais me chama a atenção é o entusiasmo com que as pessoas trabalham, gosto muito”, disse. O Hospital Albert Sabin, que realiza em média 4.157 atendimentos de emergência e 844 procedimentos cirúrgicos por mês, já utiliza o trabalho multidisciplinar. Segundo Marfisa Portela, para aperfeiçoar esse modelo de atendimento e garantir a qualidade dos serviços à população, o hospital promove a capacitação e um trabalho integrado entre os profissionais. “Compartilhar experiências é fundamental”, enfatizou.

De acordo com a presidente da Sociedade Cearense de Pediatria (Socep), Francielze Lavor, além da transdisciplinaridade, o congresso visa também a atualização científica, proporcionando ferramentas para o atendimento à saúde da criança e do adolescente com qualidade, bem como promover a discussão do exercício profissional da pediatria. “Atualizar e então fazer esse enlace entre as categorias é importante pelo crescimento e melhora da qualidade da assistência”, ressaltou.

Durante os três dias do congresso, serão debatidos assuntos que influenciam diretamente no acompanhamento multidisciplinar, tais como: direitos na pediatria, parcerias com conselhos tutelares, perfil emocional de pais e pacientes, violência contra criança, puericultura, distúrbios do sono, amamentação, entre outros.

 

13.06.2016

Assessora de Comunicação do Hias
Diana Vasconcelos
(85) 3256-1574
imprensa@hias.ce.gov.br
t: albertsabince
f: albertsabince

Assinatura coornenadoria matérias