Ceará Junino: Dragão do Mar recebe mostra de quadrilhas todas as quartas-feiras

21 de junho de 2016

Os festejos juninos chegam até o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), a partir desta quarta-feira (22), às 19h30, no palco Rogaciano Leite, com a programação do “Arena Festejo Ceará Junino”, integrando mostra de casamentos juninos e de grupos regionais. Como parte do XVIII Festejo Ceará Junino 2016, promovido pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), as apresentações dos grupos são uma ótima opção para quem quer conferir a festa junina de Fortaleza em um só local. A programação tem entrada franca e segue em todas as quartas-feiras, de 22 de junho a 6 de julho, sempre no mesmo horário e local, com apresentação de 15 quadrilhas juninas no total.

Nesta quarta-feira (22), a Quadrilha Junina Encanto e a Quadrilha Junina Fogo e Lenha, ambas infantis, abrem a programação do “Arena Festejo Ceará Junino”, com apresentação de casamentos. Em seguida, entram em cena a Quadrilha Junina Pé no Chão, o Grupo Junino Arraiá Zé Testinha e a Quadrilha Ceará Junino.

“As apresentações especiais dessas quartas-feiras serão uma amostra do que acontece pelo Estado. Convidamos 15 quadrilhas juninas de Fortaleza para fazer parte dessa programação no Dragão do Mar. Esperamos todos vocês nessa linda festa que será montada em três quartas-feiras do mês”, destaca Sheila Fernandes, organizadora das mostras, selecionada pela Secult e representante da Associação dos Produtores e Empreendedores Culturais do Estado do Ceará.

Circuito de Festivais pelo Ceará

O grande circuito de festivais do Ceará Junino começou na última sexta-feira (17), em Senador Pompeu, Missão Velha e Fortaleza, abrindo a sequência de 20 festivais de quadrilhas apoiados pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), com eventos seguindo em todas as regiões do Estado, até o mês de julho. Todos os festivais foram selecionados através do Edital Ceará Junino 2016, previsto na legislação estadual como ferramenta da política cultural do Estado, contribuindo para valorizar as manifestações tradicionais da sociedade e para democratizar o acesso da população aos bens e serviços artísticos e culturais.

Ao final do circuito de 20 festivais, haverá uma etapa final, o Campeonato Estadual dos Festejos do Ceará Junino, realizada de 14 a 17 de julho, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza, reunindo as quadrilhas vencedoras de cada festival.

Edital Ceará Junino 2016

Através do Edital Ceará Junino 2016 foram selecionados projetos e ações, de todo o Ceará, que têm por objetivo identificar, difundir e estimular as tradições regionais cearenses voltadas para os festejos juninos do Estado. Com o edital, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura, investe R$ 2,6 milhões no fomento a grupos juninos, festivais regionais e para a realização do Campeonato Estadual dos festejos do Ceará Junino.

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) apoia, através do Edital Ceará Junino 2016, 100 quadrilhas tradicionais, 20 festivais juninos e a culminância das festividades, o Campeonato Estadual Festejo Ceará Junino.

PRESS-RELEASE – SECRETARIA DA CULTURA DO ESTADO DO CEARÁ

Entrevistas/mais informações:

(85) 98699-6524 – Dalwton Moura
(85) 98824-0994 – Lucas Benedecti
(85) 3101-6761/secultmkt@gmail.com

21.06.2016

Assinatura coornenadoria matérias