Sejus instala mais um body scanner na região do Cariri

23 de junho de 2016

Já está em funcionamento, na Penitenciária Industrial Regional do Cariri (PIRC), em Juazeiro do Norte, mais um equipamento de segurança para realizar vistoria dos visitantes nas unidades prisionais. O body scanner instalado na PIRC é a nona máquina que auxilia na inspeção nas principais penitenciárias do estado. A instituição foi a primeira unidade do interior a receber o equipamento.

A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado acabou de adquirir quatro novos body scanners que, além da PIRC, já estão em funcionamento também no Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF). Até o fim do mês, a Penitenciária Industrial Regional de Sobral (PIRS) também será contemplada.

A quarta máquina adquirida será direcionada ao Centro de Execução Penal e Integração Social (Cepis), previsto para ser inaugurado nos próximos meses. Os equipamentos totalizam um investimento de R$ 2,5 milhões oriundos do Governo Federal com contrapartida estadual. Ao mesmo tempo em que realiza a instalação, a Sejus está capacitando as agentes penitenciárias para operarem as máquinas.

“Os scanners corporais são de grande importância para conseguirmos reduzir a entrada de ilícitos nas unidades prisionais. Eles aliam tecnologia, segurança e respeito ao visitante, itens que são fundamentais à humanização do sistema penitenciário”, aponta o secretário da Justiça, Hélio Leitão.

Com os novos body scanners, todas as grandes unidades passam a contar com o equipamento que emite feixes de raio-X capazes de fazer uma inspeção dentro do corpo humano. Atualmente, sete unidades prisionais contam com o aparelho que iniciou a substituição da chamada revista íntima no Estado. Os body scanneres reduzem o tempo médio de vistoria pessoal de 12 minutos para apenas 10 segundos e permite identificar objetos ilícitos que possam ser colocados nas roupas ou no corpo das visitas, tais como armas, drogas, aparelhos de telefone celular e chips de telefone.

23.06.2016

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará
– (85) 3101-2862 www.sejus.ce.gov.br
email: ascom.sejus@gmail.com
twitter:@sejus_ce
facebook: sejusceara