CE Pacífico: Ex-detentos concluem curso de coaching

24 de junho de 2016 - 14:35

Curso “Coaches por um Ceará Pacífico” capacitou 93 pessoas da rede de atendimento do Estado, com destaque para 19 egressos do sistema penitenciário. Solenidade de entrega dos certificados ocorre segunda-feira (27), no Palácio Iracema (Vice-Governadoria)

 

O Pacto por um Ceará Pacífico certifica, nesta segunda-feira (27), os 93 concludentes do curso “Coaches por um Ceará Pacífico”. A solenidade começa às 14h, no Auditório do Gabinete da Vice-Governadoria, no Centro Administrativo Bárbara de Alencar (Palácio Iracema), e conta com a participação da vice-governadora e coordenadora executiva do Pacto por um Ceará Pacífico, Izolda Cela.

Entre os beneficiados, estão médicos, enfermeiros, professores e 71 pessoas ligadas ao sistema penitenciário do Estado – 19 egressos das unidades prisionais, 30 agentes penitenciários e 22 colaboradores da Secretaria da Justiça e Cidadania, como gestores da pasta e diretores de unidades. O momento terá ainda a entrega de certificados a 12 coaches do projeto “Coaches pela Paz”, que realizaram as formações de forma voluntária. A capacitação contou com dez encontros semanais, com 1h30 de duração cada.

A ex-detenta Patrícia Pinheiro, de 40 anos, foi uma das beneficiadas com o projeto. Atualmente, ela ministra aulas para o público infantil em uma unidade de ensino e diz que o curso auxiliou no poder de decisão. “Profissionalmente, o curso me deu uma autoconfiança maior e auxiliou nas decisões que pretendo tomar. A partir de agora, vou seguir meus objetivos, determinar metas, eliminando etapa por etapa, até chegar onde quero”, afirmou.

Luciano Costa Filho, de 29 anos, passou sete anos preso em uma das unidades prisionais do Estado por assalto e tentativa de homicídio. Hoje, o rapaz faz parte de projetos ligados à Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e Egresso (Cispe), da Sejus, que empregam e capacitam detentos para o mercado de trabalho.

De acordo com ele, o curso de coaching foi extremamente importante na sua atuação pessoal e fundamental para o perfil profissional. “O curso conseguiu despertar em todos o poder de acreditar nos instintos, buscando o que há de melhor em cada um, e que podemos chegar onde quisermos. O poder de mudança está dentro de cada um e para conquistar algo ou superar os obstáculos, basta acreditar em nós mesmos”, enfatizou.

O que é coaching

O coaching é um processo de desenvolvimento humano, que utiliza ferramentas voltadas para o alcance de metas e objetivos. O intuito do coach é proporcionar realização e alta performance pessoal, profissional ou mesmo emocional ao atendido, conduzindo-o de seu estado atual (análise da vida que tem levado) até o seu estado desejado (a vida que ele gostaria de ter), trabalhando suas limitações internas e externas, ao mesmo tempo em que um plano de ação é traçado e aos poucos, sendo executado.

O método possui ferramentas voltadas para desenvolver a inteligência emocional, a autoestima, o autoconhecimento, a liderança, a resiliência e a alta performance, entre outros benefícios. O objetivo central do movimento “Coaches pela Paz” é contribuir com a prevenção da violência, a redução da criminalidade, o resgate da sensação de segurança e a construção de uma cultura de paz no Estado.

Serviço

Coaches por um Ceará Pacífico

Local: Auditório do Palácio Iracema (Rua José Martins Rodrigues, 150 – Edson Queiroz)
Data: 27/6/2016 (segunda-feira)
Hora: 14h

24.06.2016

Wiarlen Ribeiro / Ciro Câmara
Reporter / Gestor de Célula
Células: Reportagem / Secretarias

Assessoria da Secretaria da Justiça e Cidadania – Sejus
Camille Soares – (85) 3101-2862
ascom.sejus@gmail.com