Aniversários: Governo Estadual homenageia Sobral, Beberibe e Poranga nesta terça (5)

5 de julho de 2016 - 11:00

Também conhecida como a princesa do norte, a cidade de Sobral está completando, nesta terça-feira, 243 anos. Situada na região Norte, a 240 km da capital cearense, a cidade está entre as quatro maiores economias do Estado, junto com Fortaleza, Maracanaú e Caucaia. Tem uma forte representatividade na indústria, com 153 indústrias, na agricultura (feijão, milho, mandioca, algodão, banana, abacate, cana-de-açúcar e castanha de caju); na pecuária (gado, ovino, caprino e avícola); além do extrativismo vegetal; artesanato; mineração, atividade pesqueira e turismo. Sobral limita-se com as cidades de Alcântaras, Meruoca, Massapê, Santana do Acaraú, Miraíma, Irauçuba, Santa Quitéria, Forquilha, Groaíras, Cariré, Mucambo e Coreaú. De acordo com o último censo do IBGE (2010), o município apresentou uma população de 188.233 habitantes.

Beberibe, município do Litoral Leste, a 79 km de Fortaleza, completa 124 anos. A cidade tem uma economia baseada nas seguintes culturas: cana-de-açúcar, caju, coco-da-Bahia, mandioca, milho e feijão. Na pecuária, destaque para bovinos, suínos e avícola. Extrativismo mineral e indústrias também estão presentes na economia. O último levantamento do IBGE apontou uma população de 49.311 habitantes. Beberibe tem como municípios vizinhos, Cascavel, Morada Nova, Russas, Palhano, Aracati, Fortim, Cascavel, Morada Nova e Ocara.

Poranga é um município localizado na região do Ipu, distante de Fortaleza em 340 km. A cidade, que está completando 59 anos, apresentou, no censo de 2010 do IBGE, uma população de 12 mil habitantes. Seus limites municipais permeiam as cidades de Ipueiras, Ipaporanga, Ararendá e a divisa com o Estado do Piauí.

Como homenagem, o Governo do Estado produziu vídeos com os hinos dos municípios, ilustrados com imagens que caracterizam as cidades. Este projeto prevê que cada município aniversariante receba o seu vídeo. A ideia é que esses vídeos possam ser exibidos nas escolas, durante eventos, como forma de valorizar a história e a tradição de cada um.

 

A todos os sobralenses, beberibenses e poranguenses, os nossos parabéns!

05.07.2016

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898