Cogerh debate Recursos Hídricos no XVIII ENCOB

6 de julho de 2016 - 20:29

Os 12 Comitês de Bacias Hidrográficas do Ceará estão presentes no evento que proporciona troca de experiência entre os estados do Brasil

 

Com o objetivo de fortalecer os Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) do Brasil está acontecendo o Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas (XVIII Encob), até 8 de julho, em Salvador. O Encob, que acontece anualmente, proporciona tomada de decisões políticas, deliberação de moções, encaminhamentos para conquistas dos colegiados e do sistema hídrico, para que a lei seja cumprida e melhorada.

A delegação dos CBHs do Ceará está participando de forma atuante, com 25 representantes dos 12 Comitês do Ceará e um da Diretoria do Fórum Cearense dos Comitês de Bacias (FCCBH). No dia 6 de julho, o presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), João Lúcio Farias, esteve como debatedor na mesa de diálogo sobre Saneamento e Recursos Hídricos – Avanços e Desafios. Na oportunidade abordou sobre o modelo de gestão de recursos hídricos do Ceará, reconhecido a nível estadual, nacional e internacional pela eficiência no gerenciamento das águas, especialmente, em situações de escassez hídrica, devido às baixas quadras chuvosas.

XVIII Encob auditorioOutras temáticas faladas pelo presidente da Companhia foram a convivência com a seca; ações para garantir o abastecimento municipal – por exemplo, Adutoras de Montagem Rápida (AMR), poços, Aquífero Litorâneo, projeto da Usina de Dessalinização no Pecém; ações de gerenciamento de recursos hídricos e ações estruturantes (Cinturão de Águas do Ceará e transposição do rio São Francisco).

Na mesa também estavam: o coordenador geral do Fórum Nacional, Luis Carlos; o coordenador de comunicação do Instituto Trata Brasil, Rubens Filho; secretário de saneamento da Confederação Nacional dos Urbanitários, Pedro Romildo; e superintendente de Planejamento Rio de Janeiro, Luiz Firmino.

Para o coordenador geral do FCCBH, Alcides Duarte, “o evento é um momento para troca de experiências, proporcionado nosso crescimento, ampliação dos horizontes e qualidade das discussões quanto à situação hídrica de cada estado”, disse.

06.07.2016

Assessoria de Comunicação e Marketing
Rafaele Esmeraldo Menezes
Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh)
Fone: + 55 85 3218.7024
rafaele.esmeraldo@cogerh.com.br
Twitter: @Cogerh_ce
Facebook:https://www.facebook.com/cogerh

Expediente coordenadoria-01