Com apoio da Funcap, professor da UFC apresentará pesquisa em fórum de Sociologia na Áustria

11 de julho de 2016 - 20:00

David Barbosa de Oliveira, professor da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) da Universidade Federal do Ceará (UFC), participará do 3rd ISA Forum of Sociology, a ser realizado entre os dias 10 e 14 de julho, em Viena, na Áustria.

O pesquisador apresentará o artigo “Ideology in the Brazilian Political Amnesty: The Classification of Otherness”, fruto das pesquisas de doutorado, concluído em 2015. “Nós buscamos, nessa secção, apresentar, por meio da Análise de Discurso Crítica (ADC), como, no discurso, as identidades são enunciadas, bem como os direcionamentos ideológicos e as disputas de poder inseridas nos textos jurídicos”, explica.

De acordo com o pesquisador, o corpus da pesquisa se dá sobre entrevistas com militares, buscando perceber o sentido que eles dão à anistia. “O que interessa nesse estudo e nos demais que estamos buscando realizar é entender que longe da neutralidade ou imparcialidade dos agentes estatais (judiciário, por exemplo) encontramos direcionamentos que determinam ideologicamente seus textos”, destaca o professor da UFC.

Com o tema “The Futures We Want: Global Sociology and the Struggles for a Better World”, a terceira edição do Fórum ISA visa encorajar pesquisas empíricas, teóricas e normativas para enfrentar os problemas e oportunidades que muitas vezes atravessam as fronteiras.

A participação do professor David Barbosa de Oliveira se dará por meio do Programa de Auxílio à Participação em Eventos Científicos (PEC), da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

Mais informações sobre o evento: http://www.isa-sociology.org/forum-2016/

11.07.2016

Assessoria de Comunicação da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento
Científico e Tecnológico (Funcap)
Telefone: (85) 3275-9629
www.funcap.ce.gov.br
Twitter: @FuncapCE