Dia Mundial do Hospital: Ceará realiza milhões de atendimentos na rede de saúde da Capital ao Interior

14 de julho de 2016 - 18:08 # # # # # # #

Comemorado neste dia 14 de julho, o Dia Mundial do Hospital é também dos profissionais qualificados que cuidam de vidas. Nesta semana, serão apresentados alguns exemplos de amor à profissão, ao hospital e ao ser humano

 

Na rede pública do Governo do Ceará, a população é acolhida, cuidada e tratada em 10 hospitais, oito na capital e dois no interior. São hospitais com procedimentos de alta complexidade e atendimentos especializados no diagnóstico e tratamento de diferentes doenças complexas, raras, crônicas e graves.

Na capital, a população recebe atendimento no Hospital Geral de Fortaleza, o maior da rede pública estadual; Hospital de Messejana, referência em cardiologia e pneumologia; Hospital Geral César Cals, referência em obstetrícia de alto risco; Hospital Infantil Albert Sabin; Hospital Mental de Messejana, Hospital São José de doenças infectocontagiosas; Hospital José Martiniano de Alencar e Hospital Waldemar Alcântara. Juntos, nos cinco primeiros meses deste ano, os hospitais da rede pública estadual em Fortaleza realizaram 15 mil cirurgias, 2 milhões 569 mil exames e 70 mil atendimentos de emergência.

Além dos hospitais, a nova rede de saúde construída e ampliada pelo Governo do Ceará facilita o acesso a especialistas e a exames complexos em diferentes regiões do Estado. São 19 policlínicas regionais em funcionamento, 22 Centros de Especialidades Odontológicas regionais, 23 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24h) implantadas pelo Governo do Estado em todo o Ceará, SAMU 192 Ceará em 128 municípios, e dois hospitais macrorregionais já assistindo a população, Hospital Regional Norte, em Sobral, e Hospital Regional Cariri, em Juazeiro do Norte.

Os números de atendimentos da nova rede de saúde do Ceará são grandes: 4.464.096 no Hospital Regional do Cariri, aberto em 2011, e no Hospital Regional Norte, foram 429 mil e 208 atendimentos de 2013, quando abriu as portas à população, até maio deste ano. Só nas seis UPAs 24h do Estado na capital foram realizados 3.107.787 atendimentos até junho deste ano. As 19 policlínicas regionais fizeram 3.215.278 atendimentos. Nos 22 Centros de Especialidades Odontológicos regionais foram realizados 5.781.450 atendimentos.

Avançando nos atendimentos especializados, o Ceará implantou dez Núcleos de Estimulação Precoce, com o objetivo de atender crianças com distúrbios do desenvolvimento neuropsicomotor, como a microcefalia, paralisia cerebral, entre outros.

Leia mais: Saúde: 77 municípios do Estado serão beneficiados com 179 ambulâncias e veículos

Leia mais: Saúde aposta na comunicação para alertar sobre animais peçonhentos

 

 

 

 

 

 

 
14.07.2016

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá / Helga Rackel (
selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara

Assinatura coornenadoria matérias