Hemoce mobiliza número recorde de doadores no Halleluya

25 de julho de 2016 - 20:50 # # # # #

O operador de máquinas Antônio Cleiton, 30 anos, foi um dos doadores de sangue do posto do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) instalado em um dos maiores eventos religiosos do Brasil. “Eu escolhi o Halleluya para doar sangue pela primeira vez e assim ajudar a salvar várias vidas”, disse. O evento, organizado pela comunidade católica Shalom, terminou no último domingo (24), e recebeu 836 doações.

O número de candidatos mobilizados é recorde e supera em 100 pessoas os resultados do Halleluya 2015. Para a diretora geral do Hemoce, Luciana Carlos, essa diferença se deve, entre outros fatores, a uma parceria com a Faculdade Ateneu, que selecionou alunos do curso de Enfermagem para sensibilizar pessoas à doação. “As equipes mostravam a importância do ato, onde se doa sem saber qual o destinatário do sangue; bem como o trabalho do Hemoce que, a partir de uma única bolsa e com tecnologia e segurança avançadas, produz plaquetas, hemácias, plasma e crio precipitado, multiplicando o potencial para salvar vidas”, afirma.  

Além das 836 doações, foram efetuados 42 cadastros para transplante de medula óssea. O posto móvel é montado dentro do Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), em função do evento, há 14 anos.

O que é preciso para doar:

– Estar saudável, apresentar documento oficial com foto, pesar acima de 50 quilos, estar bem alimentado, evitar ingestão de gordura a menos de três horas da doação e ter entre 16 e 69 anos.
– Após cadastro, o candidato realiza exames de verificação de pressão arterial, temperatura, dosagem de hemoglobina e verificação de peso.
– Por último, o candidato passa por uma entrevista sigilosa com profissional de saúde devidamente qualificado , a fim de verificar as informações prestadas.
– Orientações: evitar o consumo de bebidas alcoólicas, alimentos gordurosos e cigarros a 12, três e duas horas da doação, respectivamente.

25.07.2016

Assessoria de Imprensa do Hemoce
Tunay Peixoto
asscom@hemoce.ce.gov.br
3101.2308

Expediente coordenadoria-01