SDA celebra Dia do Agricultor nesta quinta-feira (28)

28 de julho de 2016

O setor da Agricultura Familiar, segundo a Secretaria Especial da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário, representa 84% dos empreendimentos rurais brasileiros e é responsável pela maior parte dos alimentos consumidos no país. “O financiamento de custeio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) é muito importante para o setor. Com esse crédito, o produtor rural pode contar com insumos como semente, adubo, ração e outros”, explica o diretor substituto do Departamento de Financiamento e Proteção à Produção Rural, da secretaria especial , José Carlos Zukowski.

Para a safra 2016/2017, o agricultor que cultivar alimentos que fazem parte da cesta básica, tais como arroz, feijão, leite, mandioca e outros, conta com juros mais baixos: 2,5% ao ano. Também contam com essa condição os agricultores familiares agroecológicos ou que querem fazer a transição para esse tipo de agricultura, bem como apicultores, piscicultores, produtores de leite e criadores de ovelhas e cabras. Para as outras agropecuárias, a taxa de juros é de 5,5% ao ano.

Agricultura Familiar

Desde 2007, quando passou a ser denominada Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), a secretaria tem por finalidade planejar, coordenar e executar, diretamente ou através das suas vinculadas, as ações do Governo para o desenvolvimento da agropecuária, mediante apoio à agricultura familiar, ao incremento do agronegócio, ao fortalecimento da agricultura de sequeiro e pecuária, à expansão da agricultura irrigada, com destaque para fruticultura, floricultura, olericultura, pesca e aquicultura.

Atualmente, coordenada pelo secretário Dedé Teixeira, a secretaria tem como principal desafio executar programas que reduzem os efeitos do quinto ano de estiagem no semiárido. “O Governo do Ceará tem se empenhado na busca de alternativas e recursos para garantir a segurança hídrica e o processo produtivo de milhares de produtores familiares. A SDA tem conseguido sucesso em vários programas como o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), Ovinocaprinocultura, Palma Forrageira, Hora de Plantar e vários outros”, explicou Dedé Teixeira.

Na próxima terça-feira (2), a SDA através do Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), o secretário faz a entrega de 462 títulos de terra no município de Jardim, região do Cariri, na Escola Profissionalizante do município.

28.07.2016

Assessoria de Comunicação do Desenvolvimento Agrário
Aécio Santiago – aecio.santiago@sda.ce.gov.br
Marina Filgueiras – marina.filgueiras@sda.ce.gov.br