Alunos da rede estadual terão programação especial no mês de agosto

29 de julho de 2016

As férias terminaram e o mês de agosto, dedicado aos estudantes, chega com diversão, cultura, esporte e motivação para o Enem. As atividades fazem parte do Projeto AoGosto do Aluno, que o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), realizará durante cinco semanas para os jovens da rede estadual de ensino. O objetivo é valorizar o protagonismo estudantil e motivar os alunos para a conquista do sucesso escolar e de oportunidades profissionais. O lançamento será feito nesta segunda-feira (1º),  às 16h, no Cineteatro São Luiz, com a presença do secretário Idilvan Alencar.

As ações irão acontecer na Capital e no Interior para mais de 400 mil alunos. No encontro, será apresentado ainda o aplicativo desenvolvido para celular que dará acesso à plataforma Aluno Online, da Seduc, permitindo que os estudantes acompanhem as notas, recebam atividades dos professores, postem redações para correção online e interajam com colegas.

Os estudantes participarão de passeios culturais, com visitas à Exposição da Coleção Airton Queiroz, um Dia de Lazer em parque aquático e ida à Arena Castelão para assistir ao Jogo Ceará x Vasco, no dia 2 de agosto. Para revelar novos talentos, será realizado, pela primeira vez, o Festival Alunos que Inspiram. O evento dará espaço às atividades artísticas desenvolvidas nas escolas, destacando a criatividade dos alunos.

A iniciativa terá seis categorias: artes visuais (pintura e desenho), canto coral, fanfarra, literatura (poesia) e vídeo. O evento será composto das fases Escolar, Regional e Estadual. A etapa Regional ocorrerá por meio de votação via portais Aluno Online e Professor Online, plataformas da Seduc. Os três mais votados de cada categoria virão a Fortaleza para participar da fase estadual, onde será realizada a final do Festival com uma apresentação no dia 24, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Esporte

No Dia do Estudante, 11 de Agosto, a diversão fica por conta do Desafio AoGosto do Aluno. A atividade será dedicada ao esporte, com a prática de corrida, integrando estudantes, escola e a comunidade. Os alunos serão premiados com viagem para participar das Paraolimpíadas no Rio de Janeiro.

A Seduc também vai promover outras atividades pedagógicas voltadas aos estudantes, como campanha de incentivo à leitura nas escolas da rede estadual. Aos alunos da 3ª série do Ensino Médio, serão oferecidas palestras de motivação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e aulas show de redação.

Além disso, na última semana de agosto, 10 alunos submetidos a teste de conhecimento de Língua Portuguesa pelo SPAECE online (aplicativo), que tiverem as melhores proficiências, serão premiados, juntamente com os professores de História, com uma viagem às cidades de Tiradentes, Mariana e Ouro Preto, no estado de Minas Gerais.

SAIBA MAIS:

Aplicativo Aluno Online auxiliará estudantes em atividades pedagógicas

Os alunos das escolas públicas da rede estadual terão um novo instrumento de interação para auxiliar no desenvolvimento de atividades pedagógicas e acompanhamento da rotina escolar. A Secretaria da Educação vai lançar, na próxima segunda-feira (1º), o aplicativo para dispositivos móveis, que dará acesso às funcionalidades encontradas no Portal Aluno Online, da Seduc, além de oferecer aplicações extras.

Entre as novidades do aplicativo está a possibilidade de o aluno anexar fotos das redações, as quais serão corrigidas simultaneamente por professores seguindo os mesmos critérios de correção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O dispositivo também permite ao estudante telefonar para a escola diretamente do software e encontrar rotas para chegar até a unidade de ensino, por meio de mecanismos de navegação existentes no celular. Novas funcionalidades ainda serão acrescentadas ao aplicativo, em um segundo momento, fazendo com que o dispositivo tenha as mesmas utilizações do Portal.

Para utilizar o aplicativo, que estará disponível na Play Store a partir de segunda-feira (1º), é necessário informar o usuário (número de matrícula) e a senha. É preciso ter feito, primeiramente, o cadastro na plataforma web. Após ter carregado as informações pela primeira vez, o material fica disponível para visualização, mesmo que não haja conexão com a internet. É necessário estar online, apenas, para fazer o envio de redações e de atividades.

Serviço:

Lançamento da Programação do Projeto AoGosto do Aluno

Data: 01/08/2016
Horário: 16 horas
Local:  Cineteatro São Luiz – Rua Major Facundo, 500 – Centro – Fortaleza

29.07.2016

Assessoria de Comunicação da Seduc
imprensa@seduc.ce.gov.br
3101.3972