Aniversários: Acaraú e Tianguá recebem homenagem do Governo do Ceará

31 de julho de 2016 - 11:00

Acaraú e Tianguá são os municípios cearenses que aniversariam neste domingo (31). Acaraú, localizado na região Norte, a 253 km de Fortaleza, completa 167 anos. A cidade é vizinha de Itarema, Morrinhos, Cruz, Bela Cruz, Amontada e Marco. Sua base econômica é a pesca; a pecuária (bovino, suíno e avícola); a agricultura (algodão arbóreo e herbáceo, caju, mandioca, milho e feijão); indústrias (produtos alimentares; extrativas minerais; madeira; produtos minerais não metálicos; serviço de construção e vestuário, calçados e artigos de couro e pele). O turismo é uma outra base da economia devido aos atrativos naturais. Segundo o último censo do IBGE (2010), Acaraú apresentou uma população de 57.551 habitantes.

Tianguá, que completa 126 anos, está localizado na Serra da Ibiapaba. Distante 310 km de Fortaleza, o município faz limite com Viçosa do Ceará, Granja, Frecheirinha, Coreaú, Moraújo, Ubajara e São João da Fronteira (Piauí). Em Tianguá, assim como na maior parte da Serra da Ibiapaba, é muito comum o plantio da cana-de-açúcar, batata-doce, caju, morango, tomate e pimentão, além de outras frutas e hortaliças. A população local foi estimada em 68.892 habitantes, de acordo com o último censo do IBGE (2010).

O Governo do Ceará produziu, em homenagem às cidades, dois vídeos com os hinos e imagens com suas características. Este projeto prevê que cada município aniversariante receba o seu vídeo. A ideia é que esses vídeos possam ser exibidos nas escolas, durante eventos, como forma de valorizar a história e a tradição de cada um.

 

 

 

O Governo do Ceará parabeniza a todos os cidadãos de Acaraú e de Tianguá.

31.07.2016