Sesa participa de reunião sobre eliminação do sarampo nos Estados Unidos

4 de agosto de 2016

Até sexta-feira (5), a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde realiza em Washington, nos Estados Unidos, reunião para analisar os informes atualizados dos países sobre a eliminação do sarampo. O coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, Márcio Garcia, participa da reunião. Ele integra a delegação do Brasil, juntamente com os coordenadores do Programa de Imunizações e da Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde e ainda da presidência do Comitê Nacional de Avaliação e Documentação da Eliminação do Sarampo no Brasil. O Brasil está na reunião porque o último surto de sarampo foi registrado no Brasil, mas, no último dia 21, em Brasília, a presidente do Comitê Internacional de Especialistas de Avaliação e Documentação da Sustentabilidade do Sarampo nas Américas, Merceline Dalh-Regis, declarou a eliminação da doença.

Um dia antes, no dia 20 de julho, ela esteve no Ceará e visitou o governador Camilo Santana, que estava acompanhado do secretário da saúde, Henrique Javi. Durante a reunião, Merceline Dalh-Regis afirmou que “graças ao trabalho para eliminação da doença realizado pelo Brasil, especialmente o Ceará, a região será declarada livre do sarampo”. O Ceará completou no dia 12 de julho, 12 meses sem registros de casos de sarampo, após uma epidemia iniciada em dezembro de 2013, com 1.052 casos confirmados em 38 municípios durante 20 meses.

O Ceará adotou uma série de medidas para o controle da doença, apoiando as ações nos municípios. Em maio do ano passado, Camilo Santana convocou os municípios atingidos pelo surto para aumento de cobertura vacinal e lançou a campanha de mídia “Todos contra o sarampo”, com o objetivo de mobilizar e chamar a atenção da população para a importância de vacinar as crianças e deixá-las livres do vírus da paralisia infantil.

04.08.2016

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá / Helga Rackel (selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara

Expediente imprensa2-01