Transparência nas contas do Estado é destaque em evento nacional sediado em Fortaleza

4 de agosto de 2016 - 17:31

Transparência nas contas do Estado é destaque em evento nacional sediado em Fortaleza

 MVS0245A vice-governadora Izolda Cela participou, na manhã desta quinta-feira (4), do XII Encontro Nacional de Controle Interno, realizado pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), em Fortaleza. “Participar deste evento como Estado referência em transparência dá orgulho, mas também a responsabilidade em manter todas as informações públicas à população do Ceará, dando autonomia ao controle social. Este é um encontro necessário a todos os estados, pois discutimos um serviço fundamental para toda administração pública”, ressaltou a vice-governadora.

O evento, que tem como tema central “Por Um Brasil Melhor: todos contra a corrupção”, conta com as presenças de cerca de 1.300 auditores, controladores, corregedores, ouvidores, gestores, e servidores públicos, além de representantes do controle social e acadêmicos de todo o país. O Ceará sedia, pela primeira vez, o evento por ser destaque em primeiro lugar no ranking de transparência do Ministério Público Federal.

Destacando o protagonismo do povo cearense, a vice-governadora comentou sobre a importância do diálogo direto com a população. “O controle social é a força mais importante que se deve ter em um estado democrático. Que tenhamos ainda mais o controle do Estado pela sociedade, pois teremos um ritmo ainda mais vigoroso das mudanças efetivas do nosso País”, salientou Izolda Cela.

Para o secretário de Estado chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), Flávio Jucá, a ascensão do Estado como modelo de transparência é reflexo do contato direto com a sociedade. “O fomento ao controle social tem sido uma das metas instituídas pelo Governo do Estado. O que revela ainda um reflexo da administração feita e de mostrar claramente o diálogo direto com a população cearenses. Isso nos honra, mas também aumenta a nossa a responsabilidade para nos tornamos cada vez mais referência em transparência”, destacou o secretário.

O evento, que acontece até amanhã na Fábrica de Negócios, no Hotel Praia Centro, é uma parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), por meio da Agência de Desenvolvimento do Estado (Adece), a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), que estão com estandes no local,  e o Tribunal de Contas dos Municípios. A programação conta com palestras sobre assuntos relacionados à lei anticorrupção, governança corporativa nas estatais, apuração de responsabilidades, transparência pública, combate à lavagem de dinheiro, controle social, entre outros.

04.08.2016

Wilame Januário
Repórter/Célula de Reportagem

Fotos: Marcos Studart / Governo do Ceará

Expediente imprensa2-01