Aniversários: Governo do Ceará homenageia Russas e Caridade

6 de agosto de 2016 - 11:01

Russas, município localizado na região do Baixo Jaguaribe cearense, está aniversariando neste sábado (6). A distância até Fortaleza é de 165 km. A economia local foi favorecida pelo fértil solo do Vale do Jaguaribe, primeiro, com o ciclo do gado, depois, com a cultura do algodão, posteriormente com a extração da carnaúba e mais tarde com o cultivo da laranja. Atualmente, além da laranja, há cultivo de melancia, banana, goiaba, uva, dentre outras frutas para exportação. Na fruticultura local ocorreu um salto quantitativo e qualitativo com a expansão do Perímetro Irrigado Tabuleiro de Russas, um dos maiores do país. A cidade, que no último censo do IBGE (2010) apresentou uma população de 69.833 habitantes, tem como vizinhas as cidades de Beberibe, Palhano, Jaguaruana, Quixeré, Limoeiro do Norte e Morada Nova.

Caridade é o outro município aniversariante do dia 6 de agosto. Localizado na região Norte Cearense, a 95 km de Fortaleza, tem uma economia baseada na agricultura (algodão arbóreo e herbáceo, milho e feijão); pecuária (bovino, suíno e avícola); indústrias (vestuário, calçados e artigos de tecidos de couro e peles e extrativismo mineral). No último censo do IBGE, a cidade apresentou uma população de 20.020 habitantes. Caridade é vizinha das cidades de Pentecoste, Maranguape, Palmácia, Pacoti, Guaramiranga, Mulungu, Canindé e Paramoti.

O Governo do Ceará produziu, como homenagem às cidades, dois vídeos com os hinos e com imagens características. O projeto prevê que cada município aniversariante receberá o seu vídeo. A ideia é que esses vídeos possam ser exibidos nas escolas, durante eventos, como forma de valorizar a história e a tradição de cada um.

 

O Governo do Ceará parabeniza a todos os cidadãos de Russas e de Caridade.

06.08.2016