Seminário “O foco é a escola” vai definir prioridades para as unidades de ensino

8 de agosto de 2016 - 18:12

A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) promoverá, a partir desta segunda-feira (8), o seminário “O foco é a Escola”, com o objetivo de definir prioridades e estratégias para melhor atender às necessidades das unidades de ensino que compõem a rede estadual. O evento, que ocorrerá até a próxima quarta-feira (10), será realizado na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Leonel de Moura Brizola, no bairro Maraponga, na capital, e contará com a presença do secretário Idilvan Alencar.

Também participarão do encontro, gestores escolares, professores, alunos e pais, além de técnicos da Seduc, das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede) e da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor).

O seminário baseia-se no conceito de que a escola é o centro do processo educativo. Neste sentido, tem a finalidade de reestruturar os processos, promover melhor aprendizagem e aumentar o desempenho acadêmico no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Entre as atividades que compõem a programação estão apresentações culturais, mesas redondas, palestras e rodadas de discussão por ambientes temáticos. O evento terá como palestrantes o psicólogo Antônio de Pádua Campos Filho, o superintendente executivo do Instituto Unibanco e professor do Departamento de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF), Ricardo Henriques, e o especialista em gestão e avaliação da educação pública Webster Guerreiro Belmino.

Como resultado do seminário, espera-se a indicação de ações prioritárias para inclusão no plano de trabalho da Seduc. Será produzido um documento para direcionar as atenções aos ambientes da escola e aos processos que neles se desenvolvem. As salas de discussão vão representar e focar os principais ambientes da escola, tais como a sala de aula, laboratórios e centros de multimeios, pátio e quadra esportiva, sala do professor, direção, coordenação, secretaria escolar e grêmio estudantil.

Serviço: Seminário “O foco é a Escola”

Data: 8, 9 e 10 de agosto de 2016
Local do Evento: EEEP Leonel de Moura Brizola
Endereço: Rua Holanda, S/N – Maraponga, Fortaleza-CE

08.08.2016

Bruno Mota
Jornalista/Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação
bruno.mota@seduc.ce.gov.br