Cagece inicia obra do reservatório de água para zona oeste de Fortaleza e RMF

16 de agosto de 2016

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) iniciou a obra de implantação do sistema adutor e de reservação Taquarão. Com investimento de R$ 148 milhões, trata-se de uma obra de segurança hídrica que vai beneficiar, a longo prazo, o abastecimento de água para a zona oeste de Fortaleza, além das sedes dos municípios de Caucaia, Maranguape e Maracanaú.

O Taquarão vai possibilitar o abastecimento, por gravidade, para a região atendida pela Estação de Tratamento de Água Oeste (ETA Oeste). Além do reservatório, a obra contempla três grandes adutoras: duas para fazer a interligação entre a estação de tratamento e o Taquarão; e a terceira que fará a interligação entre as duas estações (Gavião e Oeste).
 
O reservatório será construído na serra da Taquara, em Caucaia, e terá capacidade para reservar um volume equivalente a 40.000 m³ de água, que garantirá maior segurança e equilíbrio durante a distribuição, além de elevar a capacidade de reservação de água tratada distribuída. A previsão é que a obra seja concluída em 30 meses.

Conheça os benefícios do Taquarão:

1. Aumento na capacidade de reservação do sistema;
2. Redução de perdas do sistema devido ao melhor equilíbrio das pressões nas redes de distribuição da zona oeste da RMF;
3. Aumento da confiabilidade do sistema no caso de necessidade de manutenção no sistema Gavião-Ancuri;
4. Redução de custos com energia elétrica.

16.08.2016

Assessoria de Comunicação da Cagece
Leonardo Costa ou Mara Beatriz / (85) 3101.1826 / (85) 3101.1834 / (85) 9 8878.8932
Email: comunicacaocagece@gmail.com