Sesa faz primeira capacitação complementar do QualificAPSUS

22 de agosto de 2016 - 14:01

Concluídas as seis oficinas estaduais previstas, Projeto de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (QualificaAPSUS Ceará) realiza nesta segunda e terça-feira, 22 e 23 de agosto, a Capacitação Complementar em Estratificação de Risco das Condições Crônicas, que vai reunir 350 profissionais de saúde da atenção primária, das policlínicas regionais e das Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES) no Hotel Romanos, Rua Pe. Pedro Alencar, 2012, Messejana. O Projeto QualificaAPSUS Ceará foi lançado pela Secretaria da Saúde do Estado para subsidiar a reorganização do modelo de atenção a partir da reestruturação da Atenção Primária nos municípios e, consequentemente, da implantação e implementação das redes de atenção.

As atividades do QualificAPSUS começaram ainda em janeiro. Já foram realizadas as seis oficinas estaduais previstas no projeto para a formação de 400 facilitadores que atuam nos 162 municípios que já aderiram ao projeto, além das seis oficinas regionais nas regiões de saúde de Tauá, três em Limoeiro do Norte, duas em Sobral, duas em Canindé e uma em Baturité, compreendendo 2.085 profissionais de saúde da atenção primária de 51 municípios. A partir de quinta-feira, 25 de agosto, será realizada a primeira oficina da Região de Saúde de Caucaia. Com o tema “Atenção Primária à Saúde: Fundamentos, gestão e avaliação da qualidade”, a oficina reunirá 160 profissionais da atenção primária dos dez municípios da região de saúde nos três dias do encontro. Já estão agendadas a primeira oficina nas regiões de saúde de Caucaia, dias 25 e 26 de agosto, Maracanaú, 29 e 30 de agosto, e Fortaleza, dias 31 de agosto, 1 e 2 de setembro.

O processo de implantação do novo modelo de atenção à saúde no Ceará contará com o Instrumento para Avaliação da Qualidade na Atenção Primária à Saúde, que atribuirá os selos bronze, prata e ouro às equipes de saúde que alcançarem os padrões de qualidade esperados das unidades básicas de saúde. O instrumento de avaliação vai possibilitar a verificação do estágio de desenvolvimento alcançado pelas unidades de saúde, identificar e corrigir as não conformidades, bem como desenvolver planos para melhoria contínua. Serão definidas unidades laboratórios em que serão implantadas as mudanças estruturais e processuais com a participação de tutores.

QualificaESPSUS

A Secretaria da Saúde do Estado realiza nos dias 25 e 26 de agosto, no Hotel Plaza Suítes, Rua Barão de Aracati, 94, as oficinas 3 e 4 do Projeto de Qualificação da Atenção Ambulatorial Especializada nas Redes de Atenção às Condições Crônicas (QualificaESPSUS Ceará). As duas oficinas (Oficina 3 – O Autocuidado Apoiado e Oficina 4 – Plano de Cuidados e – As Tecnologias Leves para o Manejo das Condições Crônicas) terão 90 participantes, entre gestores e trabalhadores das policlínicas regionais de Sobral e Tauá, além dos coordenadores da atenção primária dos 28 municípios das duas regiões de saúde. O Projeto QualificaESPSUS Ceará vai apoiar as policlínicas regionais na implantação do novo modelo de atenção proposto pela Secretaria da Saúde do Estado e integrá-la às equipes de Atenção Primária à Saúde, com a estruturação das redes integradas de atenção à saúde.

22.08.2016

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá / Helga Rackel ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara

Expediente imprensa2-01