Governador apresenta Programa de Concessões e Parcerias Público-Privadas

25 de agosto de 2016

O chefe do Executivo destacou os 10 ativos iniciais do Estado a serem estudados e trabalhados pelo programa, que será lançado por meio de edital até o final do ano

160825 FIEC CONSECOES MG 1378 webAtrair parceiros para impulsionar obras e projetos do Estado e reforçar a união entre o poder público e a iniciativa privada, tornando o Ceará cada vez mais desenvolvido e competitivo. Esse é o intuito do “Programa de Concessões e Parcerias Público-Privadas do Governo do Estado do Ceará”, apresentado pelo governador Camilo Santana na manhã desta quinta-feira (25), no auditório Luís Esteves da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). Na ocasião, o chefe do Executivo destacou os 10 ativos iniciais do Estado a serem estudados e trabalhados pelo programa, que será lançado por meio de edital até o final do ano.

160825 FIEC CONSESSOES CG1392 webO governador explicou como vai funcionar o programa. “Aderimos ao Movimento Brasil Competitivo para construir parcerias com o setor privado, a fim de fixar o Ceará nesse cenário econômico atual. O Estado já tem alguma experiência com a iniciativa privada, temos PPP com a Arena Castelão e com as unidades Vapt-Vupt. A ideia é construir modelos, atrair novos investidores, criar empregos, dentro dos atrativos que o Estado já tem e os que podemos prospectar. Um dos setores é o reúso de água, em que toda a infraestrutura será privada e o Estado vai bancar os recursos”, afirmou.

160825 FIEC CONSECOES MG 1395 webA carteira de projetos ativos a serem analisados pelo Programa de Concessões e Parcerias Público-Privadas, definida através da consultoria contratada McKinsey & Company, engloba: Centro de Eventos; Centro de Formação Olímpica; Acquário Ceará; Ceasa; Arena Castelão; Placas solares; Sistema metroviário (incluindo VLT Sobral, VLT Cariri, Linha Sul e VLT Parangaba-Mucuripe); Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP); Cinturão Digital; e Terrenos (incluindo Expoece, IPPOO I, Cavalaria e o antigo Centro de Convenções de Fortaleza), entre outros que serão incluídos posteriormente. “Quero parabenizar os empreendedores que resolveram 160825 FIEC CONSECOES MG 1400 webapostar nesse estudo. Os primeiros momentos foram de conhecer os ativos no Ceará. Foram definidos 10 pontos para que possam ser estudados, lançados, e em breve teremos outras etapas. Acreditamos que esse é o modelo para modernizarmos as relações e aperfeiçoar o poder público”, completou o governador.

O processo inicial envolve análise da atratividade, segmentação e recomendação para os principais ativos; estratégia de outorga; identificação de investidores. Com o programa de investimento em infraestrutura social e econômica para atrair o capital privado, a tendência é aumentar a disponibilidade do serviço público, melhorar a qualidade dos serviços prestados e, quando possível, desonerar o poder público e gerar receitas acessórias.

160825 FIEC CONSECOES MG 1316 webO presidente da Fiec, Beto Studart, elogiou a iniciativa do Governo do Ceará. “Cada dia que passa vamos transformando o Ceará nesse ambiente próspero e as coisas conspiram para isso. Vemos que o governador tem promovido uma mudança radical nessas relações e ficamos felizes que o estado esteja sobrepujando nesse cenário nacional. Ao pensar em concessões, começamos a prospectar as melhores consultorias possíveis. No evento de hoje, consolida-se, num primeiro momento, essa nova dinâmica e estamos ansiosos para receber as notícias estruturadas, verdadeiras. Estabelecendo essa parceria, Camilo Santana mostra o seu desejo de transformar o Ceará de maneira célere”, disse.

 

 

 

Apresentação do Programa de Concessões e Parcerias de comunicacaoceara

 

 

 

 

25.08.2016

Fotos: Carlos Gibaja / Governo do Ceará

Thiago Sampaio
Repórter / Célula de Reportagem

Expediente imprensa2-01