Governador assina nomeação de novos policiais civis em reunião do Ceará Pacífico

26 de agosto de 2016 - 17:54

Os 255 nomeados serão empossados na próxima segunda-feira (29), no Centro de Eventos. Reunião marcou ainda assinatura de convênio com a Organização Educacional Farias Brito para educação de internos do sistema penitenciário

160826 CEARA PACIFICO MG 1589 webA terceira reunião do Comitê de Governança do Pacto por um Ceará Pacífico foi marcada por reforço para a segurança pública cearense. O governador Camilo Santana assinou, durante o encontro no Palácio da Abolição, o Ato de Nomeação de 255 policiais civis que serão empossados na próxima segunda-feira (29), no Centro de Eventos do Ceará.

“Uma das ações de fortalecimento da segurança pública é o aumento de efetivo. Essas nomeações vão permitir que todas as delegacias no Ceará tenham delegado e vão permitir a ampliação do 160826 CEARA PACIFICO MG 1540 webnúmero de delegacias 24 horas, tanto na Capital, Região Metropolitana como no Interior”, destacou o governador. Do total de 703 policiais que concluíram o Curso de Formação da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), os 255 que serão empossados passam a reforçar imediatamente os quadros da Polícia Civil, sendo 65 delegados, 105 escrivães e 85 inspetores.

As nomeações representam incremento de 30% no atual efetivo da corporação. A posse dos primeiros 255 policiais permitirá a instalação de novas delegacias 24 horas nos municípios de Quixadá, Iguatu, Crato e Crateús. O calendário de nomeações prevê chamada dos demais aprovados em outros dois momentos, em outubro e daqui a seis meses.

Programa “Um Novo Tempo”

160826 CEARA PACIFICO MG 1611 webA reunião foi marcada por outro exemplo da governança social do Pacto por um Ceará Pacífico. O programa “Um Novo Tempo”, parceria da Organização Educacional Farias Brito, e do poder público, representado pelo Governo do Ceará, através da Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus); do Tribunal de Justiça; e da Procuradoria Geral de Justiça, visa a implementar atividades de educação à distância dentro das unidades prisionais com objetivo de preparar os internos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e de alfabetização. A ação inclui ainda a doação de livros e material didático para os internos.

160826 CEARA PACIFICO MG 1704 webO superintendente da Organização Educacional Farias Brito, Tales de Sá Cavalcante, reforça a função social do empresariado na busca por uma sociedade mais justa. “Aprendi muita coisa com o setor público. Não existe essa diferença entre setor privado e setor público. Não existe Governo separado de população. O que existe é cearense cidadão”, afirmou.

“Essa parceria dá oportunidades para a ressocialização de quem cumpriu sua pena e para que não retornem ao crime”, destacou o governador. Camilo Santana lembra ainda a construção da nova sede do Batalhão de Choque, na Praia do Futuro, e da Escola de Gastronomia, no Vicente Pinzon, ambas em parceria com o Grupo M. Dias Branco.

Vale destacar que, no último ano, o Ceará bateu recorde no número de presidiários aprovados no Sisu (11) e que garantiram bolsas do Prouni (18). No ano passado, foram 1.682 inscritos no Enem, 44% a mais que em 2014.

Apresentações

160826 CEARA PACIFICO MG 1524 webO encontro teve ainda a apresentação dos resultados dos programas “Em Defesa da Vida”, da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), com queda nas mortes violentas de cerca de 23% no Estado e 50% na Capital, entre 2014 e 2016; e das Audiências de Custódia, que completa um ano em agosto e proporciona julgamento rápido aos casos de flagrantes no Estado. Foram 6.542 decisões no ano, sendo 57% de prisões preventivas e 43% de alvarás de soltura com medidas cautelares – 654 mediante tornozelamento eletrônico.

As ações da Superintendência da Polícia Rodoviária Federal também foram atualizadas, assim como o sistema gerencial para o Projeto Tempo de Justiça, e do projeto Mediação Escolar, que tem à frente a Procuradoria Geral de Justiça.

26.08.2016

Ciro Câmara
Gestor de Célula / Secretarias

Fotos : Carlos Gibaja / Governo do Ceará