Santa Quitéria e Mauriti recebem homenagem do Governo do Ceará

27 de agosto de 2016 - 11:00

Santa Quitéria e Mauriti são os municípios cearenses aniversariantes deste sábado (27). Encravada no Noroeste do Ceará, Santa Quitéria está a 222 km de Fortaleza. A cidade é vizinha de Groaíras, Forquilha, Sobral, Irauçuba, Canindé, Itatira, Boa Viagem, Monsenhor Tabosa, Catunda, Hidrolândia, Pires Ferreira e Varjota. A economia local é movimentada pelo comércio, serviços, bem como pelo polo industrial calçadista e pelas indústrias extrativistas de mármore e granito. A população apontada pelo último censo do IBGE (2010) foi de 42.763 habitantes.

Localizada na região Sul do Ceará, a 491 km de Fortaleza, Mauriti é formada pelos distritos de Anauá, Buritizinho, Coité, Nova Santa Cruz, Olho D’água, São Félix, São Miguel, Palestina e Umburanas. O município é um dos principais produtores de grãos do Estado (milho e feijão). Também produz banana e manga para exportação, maracujá, coco, mamão, limão, laranja, macaxeira, mandioca e tomate, entre outros. Na pecuária existe um número significativo de caprinos, bovinos, suínos, peixes em cativeiro e aves. Mauriti sedia o canteiro de obras do lote 06 da transposição do Rio São Francisco para a construção de mais de 44 km de canal, e do lote 14, onde serão construídos 13 km de túnel do mesmo projeto. Será o maior túnel para transporte de água da América latina. A cidade é vizinha das cidades de Barro, Brejo Santo, Milagres e dos estados da Paraíba e de Pernambuco. O último censo apontou uma população de 44.240 habitantes (IBGE 2010)

O Governo do Ceará produziu, como homenagem às cidades, dois vídeos com os hinos e com imagens características. Dentro do projeto, cada município aniversariante receberá o seu vídeo. A ideia é que esses vídeos possam ser exibidos nas escolas, durante eventos, como forma de valorizar a história e a tradição de cada um.

 

 

 

 

O Governo do Ceará parabeniza a todos os cidadãos de Santa Quitéria e de Mauriti.

27.08.2016

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898