STDS entrega mais 271 novos profissionais ao mercado de trabalho cearense

30 de agosto de 2016 - 16:25

O mercado de trabalho de Fortaleza ganha 271 novos profissionais, capacitados nos cursos promovidos pelo Espaço Viva Gente, sob coordenação da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS). Os alunos qualificados nos cursos de Costura, Cabeleireiro, Informática Básica, Artes Plásticas, Mosaico, Biscuit, Horto e Jardinagem serão certificados na manhã desta quarta-feira (31) no espaço que atende, atualmente, 615 crianças e adolescentes do bairro Passaré.

Janaina Ripardo, monitora da turma de Mosaico e ex-aluna da unidade, conta que tinha 15 anos quando conheceu o Espaço Viva Gente. “Foi no curso de Mosaico que tive a oportunidade de aprender a fazer essa arte que hoje é uma fonte de renda e um orgulho para mim. Trabalhei em escolas, mas tinha o artesanato como renda extra. Após sair do emprego fui contratada como monitora do curso e hoje tento passar para meus alunos tudo que aprendi aqui e sei o quanto isso significa para eles. Eu me vejo em muitos dos meus alunos”, explica a monitora.

Aprimorando talentos

“Nossos alunos recebem formação para atuar em um mercado de trabalho que exige cada vez mais capacitação. Nós nos sentimos responsáveis por qualificar esses jovens para que tenham acesso às oportunidades e possam se desenvolver enquanto protagonistas da própria história. Trabalhamos com o potencial humano, desenvolvendo os talentos que já existem na comunidade. Hoje eu vejo muitos dos meninos e meninas que cresceram aqui, bem empregados e com um futuro cheio de possibilidades”, declara a coordenadora do Espaço Viva Gente, Socorro Ximenes.

A unidade funciona com 50% de instrutores que são ex-alunos e promove a capacitação de crianças e jovens entre 6 e 18 anos, com atividades de formação musical, esportiva, ambiental e artística. O Espaço Viva Gente desenvolve potencialidades por meio do protagonismo dos alunos e realiza um atendimento integrado junto à escola e à família. O ambiente é dividido entre salas de aula e de música, quadra, horto e laboratório de fabricação de sabonetes, xampus e cremes naturais.

Data: 31 de agosto (quarta-feira)
Horário: 9 horas
Local: Espaço Viva Gente – Av. Maria Mirtes Pereira, 1.010, Passaré

*Fotos: Rogério Rodrigues

30.08.2016

Assessoria de Comunicação Social
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS
Jornalista responsável: Carlos Eugênio
Celular: 98878.8510

Fone: 3101.2089 / 2099
E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br
Facebook: www.facebook.com/stdsce
Twitter: www.twitter.com/stdsonline

Expediente imprensa2-01