Comitiva do Governo do Ceará cumpre agenda de negócios na China e na Coreia do Sul

2 de setembro de 2016 - 19:22

A carteira de projetos de ativos do Ceará e a Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE-CE), entre outros atrativos, serão apresentados pelo Governo do Ceará em série de eventos voltados para investimentos na China e Coreia do Sul. O assessor Especial para Assuntos Internacionais, Antonio Balhmann, representa o governador Camilo Santana e chefia a comitiva, que conta ainda com integrantes da ZPE.

No continente asiático, um dos compromissos do assessor especial é a participação na abertura da China International Fair for Investment & Trade (CIFIT 2016), feira internacional da China para o investimento e comércio, que acontecerá no período de 8 a 11 de setembro na província de Fujian, em Xiamen. A CIFIT é o único evento de promoção de investimento internacional da China destinado a facilitar o investimento bilateral.

A ZPE Ceará participará dos quatro dias da feira com um stand de 54m², com uma comitiva liderada pelo presidente da estatal, Mário Lima Júnior, levando ao conhecimento dos asiáticos e de diferentes investidores as oportunidades de investimentos no Ceará a partir da Zona de Processamento de Exportação do Pecém. Na feira, participarão zonas de livre comércio do mundo todo e a ZPE Ceará será o único stand brasileiro presente ao encontro. Na programação da comitiva da ZPE Ceará consta ainda uma visita técnica a duas zonas de livre comércio chinesas, sendo uma em Xiamen e outra em Fuzhou.

Na quarta-feira (7), Antonio Balhmann, representando o governador Camilo Santana, terá reunião oficial com o governador da Província de Fujian, em Fuzhou, Yu Weiguo, em celebração aos 20 anos da assinatura do protocolo de entendimento entre o Ceará e a província chinesa. Na ocasião, será assinado um acordo criando a Comissão Mista de Cooperação e Desenvolvimento entre o Estado do Ceará e a Província de Fujian.

Coreia do Sul

Na Coreia do Sul, Antonio Balhmann cumprirá a sua primeira agenda de negócios em Seul no dia 9, quando assinará com a empresa Kogas Corporate, que é o maior complexo coreano de produção e fornecimento de gás, um memorando de entendimento para a instalação de um projeto de terminal GNL no Pecém. A ação junto à Kogas faz parte do esforço de implantação no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) de uma unidade fixa de regaseificação para 12 milhões de metros cúbicos de gás por dia. Neste mesmo dia, Balhmann participará de um encontro em Seul com a alta administração da GS Caltex, segundo maior grupo de refino de petróleo sul-coreano, de propriedade conjunta da Chevron e do Grupo GS.

Ainda no dia 9 de setembro, Balhmann terá uma reunião em Seul com o presidente da Federação das Indústrias da Coreia (FKI), quando fará a apresentação da ZPE Ceará e dos ativos do Estado às principais multinacionais coreanas, dentre elas LG, Samsung, Daewoo, Posco, Hyundai, SK e Dongkuk, as famosas Chaebol. Já no dia 10, ele participará, em Seul, de uma reunião com a presidente da Hyundai Group, empresa com um amplo leque de produtos, desde geradores eólicos a automóveis, para fazer uma apresentação da Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE Ceará).

No dia 12, Balhmann realizará uma visita com acompanhamento técnico em Busan, ao Doosan Group, grupo coreano especializado em tratamento de água e detentor da mais avançada tecnologia na área de dessalinização da água do mar. Na oportunidade, realizará visita a uma planta de dessalinização no litoral da Coreia do Sul. No dia 13, o assessor especial retornará para a China, onde terá uma reunião, em Xian, com o corpo executivo da empresa Bomco (Baoji Oilfield Machinery Company), do setor de petróleo. No dia 14, em Linyi, o secretário visitará a Shandong Hengyuan Petrochemical, empresa de produtos petroquímicos.

O último compromisso do representante cearense na China será participar no dia 15 de setembro, em Pequim, de reunião na Embaixada do Brasil para avaliar o acordo Brasil-China, em cujo protocolo está inserida como prioridade de investimento a refinaria para o Ceará. O retorno do secretário para Fortaleza está previsto para o dia 16 de setembro.

02.09.2016

Assessoria de Imprensa da ZPE Ceará
Hervelt César – 3195.2500
hervelt@gmail.com

02.09.2016

Lorena Teixeira
Assessora de Comunicação da Secretaria de Assuntos Internacionais do Governo do Estado do Ceará
Contatos: (85) 34664920 / 999699676
www.antoniobalhmann.com.br