CGE participa do II Encontro de Administração Pública da Unilab

19 de setembro de 2016 - 17:15

O evento reuniu alunos, professores, especialistas e pesquisadores da área da administração pública no Estado

“É com transparência e participação popular que se constrói uma gestão pública eficiente e efetiva”. Foi com essa frase que o secretário de Estado Chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), Flávio Jucá, iniciou sua participação no II Encontro de Administração Pública (EAP) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), que aconteceu na última sexta-feira (16), no município de Redenção. O evento abordou como temática central “Administração Pública, Transparência e Políticas Públicas no século XXI”.

Para cerca de 80 participantes, dentre alunos, professores, especialistas e pesquisadores da área da administração pública, o secretário Flávio Jucá, junto ao representante do Conselhão de Santana do Acaraú, Francisco de Assis Barros, expuseram o painel Transparência e a Participação Popular, discutindo a crescente participação do cidadão na administração pública. “A expressão controle social é uma dessas que, durante muitos anos, esteve ameaçada de cair no lugar comum e servir apenas à retórica de pretensos gestores públicos. Porém, isso vem mudando significativamente. Ao longo dos últimos anos, nós pudemos observar o nascimento de um cidadão mais consciente e mais conhecedor de seus direitos e deveres”, frisou o secretário.

Durante a apresentação, Flávio Jucá aproveitou ainda para fortalecer o papel do Portal da Transparência do Governo do Ceará no controle da acompanhamento da gestão pública. “No mês de agosto, após oito anos de sua existência e quatro anos de vigência da Lei de Acesso à Informação (LAI), o Portal da Transparência do Ceará alcançou a importante marca de um milhão de acessos pelos cidadãos, esse número nos leva a concluir que os cidadãos estão se movimentando e interessados na busca de mais informações para o adequado acompanhamento da gestão pública e  assim, desenvolvendo uma consciência crítica sobre a política do país”, ressaltou.

Para o estudante Erlandio Lima, que cursa o 8º trimenstre de Administração Pública na Unilab, a palestra apresentou o interesse do Estado em manter suas ações de forma transparente aos cidadãos. “O senhor Flávio Jucá, nos mostrou que os órgãos do Estado incentivam o controle social e a participação popular como meio de fiscalização dos recursos públicos que advém das diversas receitas. Assim, a palestra foi imprescindível para que víssemos o quanto é importante o papel da ouvidoria e da controladoria na questão da transparência e no incentivo a participação da população nas ações administrativas das instituições públicas, para que esse trabalho possa melhorar o feedback dos administradores públicos com a população que implora que seus impostos sejam utilizados para atender suas necessidades”, destacou.

Além dos painéis expositores sobre “Atuação e Protagonismo Jovem no Setor Público”, “Experiências de Ensino no Campo de Públicas”, “Experiências em Parceria Público-Privada”, “Transparência e a Participação Popular”  e “Economia solidária como meio de Desenvolvimento Social”, o II Encontro de Administração Pública contou com a realização palestras, minicursos, oficinas, mesas-redondas, atividades culturais, além de mostras científicas. O evento, que este ano realizou sua segunda edição, é organizado pelos alunos do curso de Administração Pública da Unilab. 

19.09.2016

Assessoria de Comunicação da CGE – 85 3101.3474
Flávia Salcedo – Coordenadora de Comunicação (  flavia.salcedo@cge.ce.gov.br )
Géssica Saraiva – Assessora de Comunicação (  gessica.saraiva@cge.ce.gov.br )
Camila Lins – Assistente de Publicidade (  camila.lins@cge.ce.gov.br )
Twitter: @ComunicacaoCGE
Facebook: www.facebook.com/CgeCeara

Expediente imprensa2-01