Sisar completa 20 anos e recebe homenagem na Assembleia

21 de setembro de 2016 - 13:06

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) participa nesta quarta-feira (21) de uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, em comemoração aos 20 anos do Sistema Integrado de Saneamento Rural no Ceará (Sisar).

O Sisar, que conta com apoio técnico da Cagece, é uma entidade que congrega associações comunitárias com sistemas de abastecimento de água. Um modelo de gestão viável que tem como foco a implantação de tecnologias simples acessíveis à realidade das comunidades locais para gerenciamento dos projetos pela população beneficiada.

Presente em 146 municípios e com sede em todas as oito bacias hidrográficas do estado, o Sisar conta atualmente com 902 sistemas de abastecimento de água na zona rural, que distribuídos pelas 1.317 localidades atendidas, levam água tratada a mais de meio milhão de pessoas nas regiões mais distantes do interior cearense.

A primeira unidade foi instalada em 1996, na bacia hidrográfica Acaraú e Coreaú, com sede em Sobral. Em 2001, o Sisar foi replicado nas demais bacias hidrográficas do estado, onde ficam sediadas as Unidades de Negócio da Cagece, totalizando oito Sisar´s. Desde sua implantação, vem promovendo uma transformação na vida dos cearenses que vivem no campo, propiciando condições viáveis para que os moradores da área rural possam viver com qualidade de vida no seu próprio local de origem.

O modelo de gestão do Sisar é referência nacional e internacional. Delegações de países como: México, Índia, Nicarágua, Honduras e Etiópia já vieram à Cagece para conhecer o modelo de gestão do Sisar. Em nível nacional, outros estados como Minas Gerais, Piauí, Espírito Santo, Pernambuco, Bahia, Tocantins e Rio Grande do Norte também estiveram no Ceará interessados em conhecer o Sisar.

Homenagens

Na sessão solene serão homenageados, o presidente da Cagece, Neuri Freitas, a gerente de Saneamento Rural da Cagece, Otaciana Ribeiro, o presidente do Sisar de Sobral, Luiz Azevedo de Lima, a representante do Banco Mundial, no Brasil, Juliana Menezes Garrido e o gerente de projetos de mobilidade e saneamento do Banco KfW, no Brasil, Victor Valente.

Serviço:

Evento: Sessão solene comemorativa aos 20 anos do Sisar

Local: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará
Data: 21/09/2016
Horário: 19 horas

21.09.2016

Assessoria de Comunicação da Cagece
Leonardo Costa ou Mara Beatriz / (85) 3101.1826 / (85) 3101.1834 / (85) 9 8878.8932
Email: comunicacaocagece@gmail.com