STDS capacita mais 100 jovens egressos e em cumprimento de medidas socioeducativas

10 de outubro de 2016 - 19:55

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), por meio do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares II) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em parceria com a Superintendência Estadual de Atendimento Socioeducativo e o Instituto de Educação Portal (IEP), vai capacitar mais 100 jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, egressos e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A ordem de serviço para o início do Projeto Piloto de Inserção Laboral para Adolescentes será assinada nesta terça-feira (11) às 14h, pelo titular da STDS, Josbertini Clementino e pelo presidente do IEP, Eduardo Figueiredo.

O projeto ofertará cursos de Mecânica Automotiva e Multimídia, com qualificação teórica e prática, e terá duração de sete meses. “Nós abrigamos um público de diversas idades e temos consciência do quanto o Estado tem um papel fundamental na vida das pessoas mais necessitadas. Lutamos para que as oportunidades sejam iguais para todos e acredito que essa capacitação vai ajudar nossos jovens a traçar um novo destino, a partir das novas oportunidades que surgem com essa iniciativa”, destacou o secretário Josbertini.

Novas perspectivas

André Luiz mora em uma comunidade do Vicente Pinzon, na Praia do Futuro e acredita que essa oportunidade vai abrir as portas do mercado de trabalho para o filho, que está quase com 18 anos de idade. “Essa é uma oportunidade de capacitação que vai ajudá-lo na busca por emprego. Quero que meu filho tenha acesso as oportunidades que eu não tive. Ele optou por se inscrever no curso de multimídia, porque quer estudar webdesigner, eu não entendo muito disso, mas respeito a decisão dele e sei que todo conhecimento é válido”, declarou André, pai de um dos alunos do curso promovido pela STDS.

Realizado de outubro de 2016 até maio de 2017, o projeto terá investimento de R$ 1,36 milhão. Os cursos de Multimídia e Mecânica Automotiva serão desenvolvidos na Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (Fametro) e nas empresas parceiras, onde ocorrerão os estágios. O público alvo é formado por adolescentes de ambos os sexos, na faixa etária de 16 a 24 anos de idade, cursando o 5º ano ou que estejam inscritos no EJA I; em cumprimento de medidas socioeducativas, em meio aberto ou fechado; egressos das medidas socioeducativas; e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Serviço

Data: 11 de outubro (terça-feira)
Horário: 14 horas
Local: Auditório da STDS – Rua Soriano Albuquerque, 230, Joaquim Távora

10.10.2016

Assessoria de Comunicação Social
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS
Jornalista responsável: Carlos Eugênio
Celular: 98878.8510
Fone: 3101.2089 / 2099
E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br
Facebook: www.facebook.com/stdsce
Twitter: www.twitter.com/stdsonline