Ação Corre Saúde: SPD e parceiros beneficiam pessoas em situação de rua

14 de outubro de 2016 - 13:40

Profissionais do Projeto Corre Pra Vida da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) voltaram à Avenida Beira Mar de Fortaleza, nesta sexta-feira (14) para mais uma Ação Corre Saúde. A atividade ocorreu nas proximidades do Náutico Atlético Cearense em parceria com a Associação de Amparo aos Pacientes com Tuberculose (APTU), Livraria Itinerante Chico Xavier e Secretária de Cidadania e Direitos Humanos (SCDH) da Prefeitura de Fortaleza.

A Ação Corre Saúde foi realizada no horário das 6 às 8 horas. Na ocasião, pessoas em situação de rua ou em outros contextos de vulnerabilidade social que circulam por aquela área da capital e imediações foram beneficiadas. Elas receberam informações sobre sintomas e tratamento da tuberculose e realizaram exames de escarro. Também foram orientadas sobre auto-cuidado e redução de danos, prática que contribui para a socialização de usuários de drogas.

A atividade incluiu, ainda, a distribuição gratuita de kits de higiene pessoal, contendo escova de dentes, pasta, sabonete, shampoo e condicionador; preservativos e a oferta de café da manhã gratuito. As pessoas beneficiadas também foram convidadas a buscar os serviços oferecidos no ponto de acolhimento (contêiner) do Projeto Corre Pra Vida da SPD, que funciona de segunda a sábado, das 8 às 17 horas, na área denominada de Oitão Preto, no Centro de Fortaleza, próximo à Santa Casa de Misericórdia.

O Corre Pra Vida vem permitindo o acesso a atividades de autocuidado, serviços de saúde e à Rede de Atenção Psicossocial (Raps) por parte de pessoas em situação de rua e socialmente vulneráveis, sobretudo por conta da dependência de drogas.

No ponto de acolhimento, há espaço para banho, sanitário e a oferta de kits de higiene e saúde. Com o apoio de uma unidade móvel, os profissionais do projeto realizam ações de campo e abordagens nas ruas e em cenas de uso de drogas em Fortaleza.

14.10.2016

Fernando Brito
Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 98902.7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br

www.spd.ce.gov.br
Facebook: spdceara
Twitter: @spdceara

Expediente imprensa 10out-01