CTs: quarto ciclo de monitoramento será concluído em novembro

26 de outubro de 2016 - 17:33

Trabalho visa a assegurar boas condições de acolhimento

 

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) conclui, em novembro próximo, o quarto ciclo de monitoramento de 2016 de Comunidades Terapêuticas (CTs) que prestam serviços à pasta e à Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad). Ao todo, serão visitadas 19 instituições. O trabalho envolve a avaliação da estrutura oferecida para acolhimento dos usuários de drogas que buscam recuperação, incluindo itens como higiene, limpeza, alimentação, atividades de autocuidado, documentação e outros.

A ação está sendo efetivada por técnicas da Coordenadoria de Políticas sobre Drogas (Copod) da SPD, que avaliam os itens indispensáveis para o acolhimento em condições adequadas. As CTs são espaços destinados a receber pessoas com problemas relacionados ao uso ou dependência de álcool e outras drogas. O tempo de permanência varia de seis a nove meses, conforme a situação de cada pessoa. A maior parte das unidades está localizada na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

No período de acolhimento, são desenvolvidas atividades voltadas à espiritualidade e de autocuidado, além de ações recreativas, culturais e educacionais que contribuem para o retorno da pessoa à sociedade. Cursos de qualificação profissional oferecidos pela SPD em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) do governo do estado ampliam as oportunidades de melhoria da autoestima e de reinserção no mercado de trabalho. 

A secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Mirian Sobreira, reitera que o monitoramento das CTs constitui-se numa uma atividade constante da SPD com o objetivo de assegurar o atendimento adequado e a oferta de serviços de qualidade aos acolhidos. Atualmente, o Sistema Acolhe Ceará dispõe de 463 vagas em CTs.

26.10.2016

Fernando Brito
Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 98902.7939 / 3238.5090 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br

www.spd.ce.gov.br
Facebook: spdceara
Twitter: @spdceara