STDS inaugura novas instalações do Sine/IDT em Fortaleza

26 de outubro de 2016 - 19:20

O trabalhador cearense terá disponível, a partir desta quinta-feira (27), o novo Sine/IDT de Messejana, – agora integrado ao Vapt Vupt, – pronto para atender o crescente fluxo de trabalhadores da área. As instalações serão inauguradas às 14 horas, pelo secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Josbertini Clementino. Com espaço de 222 m², o local irá concentrar a prestação de serviços importantes para os trabalhadores e empresários, de forma integrada, personalizada, com conforto e redução no tempo de atendimento. A unidade beneficiará diretamente os bairros da Regional VI, reunindo moradores de 32 bairros de Fortaleza.

web DSC 0334Serão oferecidos serviços de cadastramento de trabalhadores desempregados, encaminhamento a novas vagas de trabalho, atendimento a trabalhadores com deficiência, suporte para seguro-desemprego, além de oficinas e cursos de capacitação profissional. Em Messejana, somente entre janeiro e setembro deste ano, o Sine/IDT realizou mais de 89 mil atendimentos e inseriu 1.655 trabalhadores no mercado de trabalho, além de captar 2.742 vagas. Nesse período, a intermediação da STDS, por meio das 35 unidades do Sine/IDT no Estado, alcançou a marca de 49.484 pessoas inseridas e 67.679 vagas captadas no mercado de trabalho no Ceará.

Vapt Vupt

As centrais do Vapt Vupt são uma parceria público-privada e, no Governo do Ceará, são coordenadas pela Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus). Entre os serviços oferecidos, estão emissão de carteira de identidade, de CPF, de carteira de trabalho, de carteira de motorista, e de CNPJ, validação de certificação digital, serviços bancários, atendimento do INSS, consultas ao SPC, entre outros. AMC, Cagece e Procon também têm postos de atendimento na central.

Otimização dos serviços

Outro reforço no atendimento à população está disponível já a partir desta quarta-feira, 26, com o espaço do Sine/IDT, no Shopping RioMar Presidente Kennedy, localizado no bairro homônimo, em Fortaleza. O atendimento será realizado no Piso L2, de 10h às 18h, até o dia 26 de novembro próximo. Emissão de Carteira de Trabalho, cadastro e encaminhamento para vagas de emprego são os serviços oferecidos no local, cujo atendimento ao público será feito por ordem de chegada.

Compartilhando conhecimento

A experiência do Sine/IDT no Ceará poderá ser reproduzida no Espírito Santo. Ontem, o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Josbertini Clementino, recebeu a subsecretária para Assuntos Administrativos da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Fabiane Picallo, acompanhada pela presidente da Comissão de Licitação, Fernanda Loyola Fabris, e pelo coordenador do Setor de Contratos, Meroveu Abreu. A equipe capixaba veio ao Estado conhecer as atividades desenvolvidas pela STDS, por meio do Sistema Nacional de Empregos (Sine/CE) e do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), para o atendimento aos usuários do sistema.

“Temos 78 municípios no Espírito Santo e nove unidades do Sine realizando o atendimento à população. Viemos ao Ceará para conhecer a política do trabalho que vem sendo desenvolvida aqui. Visitamos a unidade modelo do Sine, no Centro, o que foi muito produtivo, e também iremos ao IDT”, destacou Fabiane Picallo. “Temos boas tecnologias e experiências acumuladas nessa área. É fundamental compartilhar conhecimento e garantir o melhor serviço ao trabalhador brasileiro”, reforçou Josbertini.

Serviço

Data: 27 de outubro (quinta-feira)
Hora: 14 horas
Local: Av. Jornalista Tomaz Coelho, 408, Messejana

26.10.2016

Assessoria de Comunicação Social
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS
Jornalista responsável: Carlos Eugênio
Celular: 98878.8510
Fone: 3101.2089 / 2099
E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br
Facebook: www.facebook.com/stdsce
Twitter: www.twitter.com/stdsonline

Fotos: Wiarlen Ribeiro / Governo do Ceará

Expediente imprensa 10out-01