Seas regulamenta criação do Núcleo de Atendimento Psicossocial em parceria com a Seplag

26 de outubro de 2016 - 19:52

A Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) publicou no Diário Oficial do Estado da última quinta-feira (20) a Resolução de Nº 1, que regulamenta a criação do Núcleo de Atendimento Psicossocial em parceria com a Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (Seplag) para atender os colaboradores que atuam nas unidades socioeducativas.

O Núcleo tem como objetivo melhorar as condições de trabalho dos colaboradores, identificar e acompanhar casos de distúrbios psicológicos, psiquiátricos e uso de substâncias psicoativas. Para o acompanhamento e avaliação desses trabalhadores será montada uma equipe composta por assistente social, psicólogo e médico psiquiatra. O Núcleo está baseado em quatro vertentes: Orientação e Apoio; Avaliação/Acompanhamento; Pesquisa e Desenvolvimento de Pessoas.

Para a coordenadora da Seplag, Silvana Dourado, a equipe psicossocial tem como meta prevenir e cuidar dos socioeducadores. “No Núcleo teremos a oportunidade de oferecer apoio e orientações necessárias para a melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho. Assim como, possibilitar a identificação e o acompanhamento dos colaboradores com fragilidade psicossocial. O serviço será referência para a prevenção e tratamento das condições psicossociais que determinam a forma de como o profissional enfrenta os desafios do trabalho no sistema socioeducativo, trabalho este que depende profundamente da condição da saúde mental dos colaboradores”.

De acordo com o superintendente do Sistema Socioeducativo, Cássio Franco, a previsão é de que a inauguração do Núcleo de Atendimento Psicossocial aconteça em dezembro deste ano.

26.10.2016

Lígia Freitas
Assessora da Seas
ligia.duarte@seas.ce.gov.br / (85) 99937.9925