Curso atualiza conhecimentos em reanimação neonatal no HGCC

27 de outubro de 2016 - 21:34

Mais uma turma de profissionais concluiu o modo básico do curso de Reanimação Neonatal e Transporte do RN no Hospital Geral Dr. César Cals, da rede pública do Governo do Ceará. Dessa vez, foram os técnicos de enfermagem das salas de parto que passaram pela atualização do conhecimento nessa área. O curso é destinado a obstetras, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeutas das salas de parto e do Centro de Neonatologia, que contempla a UTI e o berçário de médio risco.

O curso é dividido em três etapas. A primeira é a reanimação neonatal em recém-nascidos menores ou iguais a 34 semanas de idade gestacional; a segunda é a reanimação neonatal para prematuros menores de 34 semanas de idade gestacional e a terceira etapa se refere ao transporte neonatal. Cada etapa é pré-requisito para a seguinte. Neste ano, todas as três etapas já foram realizadas. Para completar o cronograma anual, faltam os cursos para enfermeiros e fisioterapeutas.

Iniciada em 2015, a atualização se deu também ao longo do ano de 2016. De acordo com Willzni Sales Rios, coordenadora do Centro de Neonatologia, a cada dois anos os profissionais devem renovar o curso, que tem o objetivo de conseguir reduzir a morbimortalidade por meio de uma prática uniforme de todos os processos. “Todos os profissionais ligados ao atendimento neonatal precisam agir da mesma maneira em todos os processos”, afirma Willzni.

Dessa maneira, o curso tem a finalidade de favorecer a qualificação dos profissionais envolvidos com a qualificação da assistência neonatal nas primeiras horas de vida. Toda a atualização das práticas no HGCC está de acordo com as novas diretrizes do programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria. Uma equipe formada por oito médicos especializados e capacitados está comprometida com a disseminação e o acompanhamento das técnicas aplicadas. Ao todo, desde 2015, 91 profissionais já participaram do curso.

A realização do curso no Hospital César Cals está de acordo com a Norma Técnica Nº 16/2014 – MS, que normatiza a capacitação teórico-prática em reanimação neonatal para os profissionais de saúde, médicos, enfermeiros, técnicos e fisioterapeutas, conforme o artigo nº3 da Portaria SAS/MS 371, de 7 de maio de 2014, e que institui as diretrizes para a organização da atenção integral e humanizada ao recém-nascido  no momento do nascimento no Sistema Único de Saúde (SUS).

27.10.2016

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals
Twitter: @Hosp_CesarCals

Expediente imprensa 10out-01