Comitê Previna combate focos de calor e queimadas

28 de outubro de 2016

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) coordena, desde 2004, o Programa de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais (PREVINA) cujo objetivo é subsidiar o Governo na formulação de políticas públicas de promoção e desenvolvimento de ações, contribuindo efetivamente para o planejamento e a utilização de estratégias de prevenção, monitoramento, controle de queimadas e combate aos incêndios florestais no âmbito estadual.

Este ano, foram debelados incêndios em diversas Unidades de Conservação, como Cocó, Parque Botânico e Serra de Baturité. Em 2016, no Parque do Cocó, a natureza perdeu cerca de 1,5 hectares de cobertura vegetal herbácea e arbustiva. Na APA da Serra de Baturité, os danos ultrapassam os 30 hectares.”Temos feito diversos apelos à comunidade para não usar fogo na mata sem autorização, principalmente nesta época do ano. Caso o cidadão presencie estes crimes, ele deve denunciar ao órgão ambiental mais próximo”, explicou Artur Bruno, secretário do Meio Ambiente do Ceará.

Os incêndios são potencializados por causa dos atuais períodos de seca, com baixa umidade do ar e com altas temperaturas e correntes eólicas (ventos). A Sema, diante da necessidade de prevenção e extinção dos focos de incêndio logo em seu início e mediante a parceria com os órgãos parceiros, tal como o Corpo de Bombeiros, tem a missão de salvaguardar as espécies vegetais nativas e animais silvestres.

28.10.2016

Demétrio Andrade
Jornalista
085.8814.8286
@demetrioandrade
/DemetrioFarias

Expediente imprensa 10out-01