Profissionais de ONG norte-americana visitam Hospital de Messejana

10 de novembro de 2016

O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, da rede pública do Governo do Ceará, recebeu mais uma visita da equipe de saúde do Projeto Children´s Heart Link, uma Organização Não Governamental de Seattle, EUA. A ONG firmou parceria com o Hospital de Messejana há um ano. O projeto beneficia hospitais de países em desenvolvimento que atuam na área da cardiologia pediátrica. Até esta sexta-feira (10) os profissionais da ONG participarão de atividades de orientação, palestras e troca de experiências sobre atendimento pediátrico e transplantes cardíacos em crianças.

A equipe é formada por médicos cardiologistas pediátricos, cirurgiões e enfermeiros que desenvolvem um trabalho para ajudar a crianças carentes que precisam de tratamento cardíaco. “Nosso propósito é dar oportunidade a pessoas que não têm acesso fácil a tratamentos de ponta. Por isso escolhemos o Hospital de Messejana, que está localizado em um ponto estratégico para as crianças que vivem nas regiões Norte e do Nordeste do país”, explicou o médico Andreas Tsakistos, diretor do projeto no Brasil, Malásia e China.

O Projeto Children´s Heart Link vem colaborando de forma efetiva para o crescimento da equipe da Unidade de Pediatria do Hospital de Messejana, que atende crianças diagnosticadas com diferentes doenças cardíacas graves e realiza delicadas cirurgias, como o transplante de coração. “Há um ano eles vêm aqui para nos ensinar não a medicina em si, pois sabemos que o conhecimento científico hoje é de fácil acesso, mas a otimizar os nossos resultados, a diminuir os níveis de complicações nos pós-operatórios. Já tivemos um ganho enorme em aprendizado. Nos últimos 200 dias zeramos as infecções através da corrente sanguínea em uma de nossas UTI´s”, destacou a médica Isabel Cristina, coordenadora da enfermaria de cardiologia pediátrica do Hospital.

Nas missões do projeto, as equipes passam uma semana no Hospital de Messejana acompanhando o trabalho desenvolvido e contribuindo com o fortalecimento do atendimento humanizado aos pacientes e suas famílias. Há também orientações sobre como produzir com o menor custo e maior eficiência para que mais crianças possam ser operadas e curadas. “O time do Hospital de Messejana está melhorando a questão da qualidade e as habilidades no atendimento das crianças. Merece nota muito alta por conta da excelência no trabalho e compromisso com os tratamentos. São bem treinados e têm grandes lideranças nas diversas áreas”, destacou o diretor do projeto Andreas Tsakistos.

Na Unidade de Pediatria do Hospital de Messejana são internadas por mês uma média de 100 crianças. Destas, 50 são atendidas nas UTI´s. A equipe realiza cerca de 20 cirurgias por mês. Os pacientes vêm de várias cidades do Ceará e de outros estados do Norte e Nordeste do Brasil.


10.11.2016

Fotos: Assessoria de Comunicação do Hospital de Messejana

Assessoria de Comunicação do Hospital de Messejana
Stella Magalhães
(85) 3101-4092

Expediente coordenadoria-01