Programa de prevenção às drogas beneficia estudantes de Massapê

17 de novembro de 2016 - 16:38

Cerca de 1.300 estudantes do ensino médio de Massapê, localizado na macrorregião do Sertão de Sobral, terão um dia especial nesta sexta-feira (18), quando participarão da programação de encerramento do programa de prevenção às drogas Juventude em Ação (JA), uma iniciativa da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD). O roteiro incluirá apresentações artístico-culturais, mostra de trabalhos versando sobre prevenção às drogas, sorteio de prêmios e a entrega de troféus às equipes de alunos vencedoras da gincana cultural do JA.

As atividades acontecerão na Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Wilebaldo Aguiar durante a manhã; e na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Francisca Neilyta Carneiro Albuquerque no período da tarde. A equipe do Sistema Integrado de Prevenção (SIP) / JA da SPD, que tem à frente a psicóloga Miriam Barreto, coordenará a programação. A expectativa é de momentos de festa e confraternização de toda a comunidade escolar, efetivando-se uma grande ciranda de prevenção.

O programa Juventude em Ação da SPD é desenvolvido em escolas públicas estaduais cearenses, tendo como público-alvo estudantes do ensino médio. Na primeira fase, foram selecionadas 19 escolas de sete municípios cearenses, beneficiando um total de 11.592 alunos. A segunda fase segue até o final de 2016, alcançando 16 municípios e favorecendo cerca de 16 mil alunos de 23 escolas.

O Juventude em Ação constitui-se num conjunto de atividades que inclui a aplicação do jogo retrô ‘Na trilha da Prevenção’ e culmina com a realização de gincana cultural entre os estudantes das escolas de ensino médio selecionadas em cada município. A implementação do programa envolve, ainda, oficinas de capacitação e rodas de terapia comunitária que proporcionam a expansão dos benefícios do programa para além dos limites das escolas, alcançando as comunidades circunvizinhas.

Com a implementação do JA, a SPD visa à diminuição da iniciação e do uso contínuo de drogas lícitas e ilícitas entre os estudantes, além de contribuir para a conscientização sobre direitos e deveres na vida cotidiana na direção de ações proativas e cidadãs. O programa também proporciona o fortalecimento das competências, potencialidades e habilidades para a vida por parte dos jovens, bem como a cooperação entre famílias, lideranças comunitárias e escolas na ampliação de vínculos saudáveis e de relações de entre-ajuda.

A titular da SPD, a secretária Mirian Sobreira, destaca a excelente aceitação do Juventude em Ação por conta da linguagem direta, descontraída e acessível, possibilitando que os conhecimentos sobre drogas sejam elaborados de forma crítica e solidária, entrelaçados com a vida cotidiana.

17.11.2016

Fernando Brito
Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 98902.7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br

www.spd.ce.gov.br
Facebook: spdceara
Twitter: @spdceara