Programa de prevenção às drogas beneficia estudantes de Massapê

17 de novembro de 2016

Cerca de 1.300 estudantes do ensino médio de Massapê, localizado na macrorregião do Sertão de Sobral, terão um dia especial nesta sexta-feira (18), quando participarão da programação de encerramento do programa de prevenção às drogas Juventude em Ação (JA), uma iniciativa da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD). O roteiro incluirá apresentações artístico-culturais, mostra de trabalhos versando sobre prevenção às drogas, sorteio de prêmios e a entrega de troféus às equipes de alunos vencedoras da gincana cultural do JA.

As atividades acontecerão na Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Wilebaldo Aguiar durante a manhã; e na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Francisca Neilyta Carneiro Albuquerque no período da tarde. A equipe do Sistema Integrado de Prevenção (SIP) / JA da SPD, que tem à frente a psicóloga Miriam Barreto, coordenará a programação. A expectativa é de momentos de festa e confraternização de toda a comunidade escolar, efetivando-se uma grande ciranda de prevenção.

O programa Juventude em Ação da SPD é desenvolvido em escolas públicas estaduais cearenses, tendo como público-alvo estudantes do ensino médio. Na primeira fase, foram selecionadas 19 escolas de sete municípios cearenses, beneficiando um total de 11.592 alunos. A segunda fase segue até o final de 2016, alcançando 16 municípios e favorecendo cerca de 16 mil alunos de 23 escolas.

O Juventude em Ação constitui-se num conjunto de atividades que inclui a aplicação do jogo retrô ‘Na trilha da Prevenção’ e culmina com a realização de gincana cultural entre os estudantes das escolas de ensino médio selecionadas em cada município. A implementação do programa envolve, ainda, oficinas de capacitação e rodas de terapia comunitária que proporcionam a expansão dos benefícios do programa para além dos limites das escolas, alcançando as comunidades circunvizinhas.

Com a implementação do JA, a SPD visa à diminuição da iniciação e do uso contínuo de drogas lícitas e ilícitas entre os estudantes, além de contribuir para a conscientização sobre direitos e deveres na vida cotidiana na direção de ações proativas e cidadãs. O programa também proporciona o fortalecimento das competências, potencialidades e habilidades para a vida por parte dos jovens, bem como a cooperação entre famílias, lideranças comunitárias e escolas na ampliação de vínculos saudáveis e de relações de entre-ajuda.

A titular da SPD, a secretária Mirian Sobreira, destaca a excelente aceitação do Juventude em Ação por conta da linguagem direta, descontraída e acessível, possibilitando que os conhecimentos sobre drogas sejam elaborados de forma crítica e solidária, entrelaçados com a vida cotidiana.

17.11.2016

Fernando Brito
Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 98902.7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br

www.spd.ce.gov.br
Facebook: spdceara
Twitter: @spdceara