Semace sobrevoa área atingida por incêndio na Serra de Baturité

17 de novembro de 2016

Fiscais da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) sobrevoaram, na manhã desta quinta-feira (17), a área da Serra de Baturité atingida por um incêndio em meados do mês passado. A intenção foi conseguir as coordenadas geográficas do terreno atingido para obter, com precisão, a extensão territorial afetada pelo fogo. O grupo esteve acompanhado por técnicos Secretaria do Meio Ambiente (Sema), responsável pela gestão da área de proteção ambiental da região e que também foi atingida pelas queimadas.

De acordo com a equipe da Semace que esteve no local, só será possível ter conhecimento do tamanho da área afetada após realizar o georreferenciamento no computador, devido a grande extensão. Os fiscais já possuem informações de quem teria ocasionado o incêndio e continuarão as investigações para responsabilizá-lo.

O auto de infração será lavrado levando em consideração a extensão territorial danificada pelo fogo. Como o incêndio afetou também a APA da Serra de Baturité, serão aplicadas duas multas. Uma referente à região atingida fora da unidade de conservação e a outra pela parte da área de proteção ambiental afetada. Nesse segundo caso a multa tem seu valor duplicado, segundo a legislação. Após encerrado o processo administrativo e o autuado considerado responsável pelo incêndio, a Semace solicitará que seja feita a recuperação da área degradada.

17.11.2016

Fhilipe Augusto
Assessor de Imprensa da Semace
(85) 3101-5554/ 98605-9501
comunicacao@semace.ce.gov.br