Estado e Município de Fortaleza firmam Acordo de Cooperação Técnica para o fomento do empreendedorismo

22 de novembro de 2016 - 15:46

Os secretários do Desenvolvimento Econômico do Estado e do Município de Fortaleza, Nicolle Barbosa e Robinson de Castro, respectivamente, assinaram Acordo de Cooperação Técnica (ACT)  que objetiva a prestação de apoio técnico, administrativo e operacional na realização de ações, planos e projetos com o objetivo de fomentar o empreendedorismo local.

A solenidade ocorreu na manhã desta terça-feira (22), na SDE Ceará, com as presenças do presidente da Companhia do Desenvolvimento do Ceará (Codece), vinculada à Secretaria Estadual, Roberto Feijó; do coordenador de Projetos e Desenvolvimento Econômico da SDE Fortaleza, Paulo Barbosa; do superintendente do BNB, João Robério Pereira de Messias; do representante da diretoria do Sebrae, Germano Parente Blum; além de técnicos das duas Secretárias e da Codece.

No Acordo, a SDE Ceará é representada por sua vinculada, a Codece, que será o agente executor dos projetos. Porém, a articulação institucional será realizada pelas duas Secretarias do Desenvolvimento Econômico, visando aos projetos desenvolvidos com base no ACT.

Segundo a secretária Nicolle Barbosa, o Acordo de Cooperação Técnica nasce como uma das propostas previstas no planejamento estratégico do Sistema Desenvolvimento, realizado pela SDE em 2015 com a Codece. “É um momento importante. Redesenhamos a Codece para fomentar os micros e pequenos negócios. Esse acordo, em parceria com a SDE Fortaleza, cria uma ambiência insterinstitucional entre Governo e Prefeitura de Fortaleza para estruturar projetos na Capital”.

O secretário Robinson Passos ressalta que, neste momento de crise que o País atravessa, o ACT é importante pois vai estimular e apoiar novos negócios. “Prefeitura e Governo estão preocupados com o desemprego e a alternativa é estimular o empreendedorismo”, afirma.

De acordo com Roberto Feijó, o Acordo de Cooperação Técnica vai fortalecer a rede de pequenos negócios em Fortaleza. “Vamos proporcionar aos empreendedores a possibilidade de competitividade de sucesso nas ações empreendedoras”, diz.

Projetos

O Acordo de Cooperação Técnica visa a impulsionar as ações de empreendedorismo nas atividades consideradas importantes para o Ceará e para o município de Fortaleza. Fruto da parceria, técnicos das duas Secretarias e da Codece já discutem dois importantes projetos. Um deles é a instalação de distrito empreendedor com foco em empresas de pequeno porte na área de Fortaleza.

O distrito empreendedor contribui para o desenvolvimento de pequenos negócios, oferecendo infraestrutura física, qualificação e orientação para o mercado.

Outra iniciativa que está sendo concebida é a instalação de uma central de distribuição e beneficiamento de pescado na Capital cearense.

O ACT prevê, ainda, parceria com o BNB e o Sebrae. O banco atuará através dos projetos Microcrédito (concedido a pessoas físicas e microempreendedores formais ou informais, que possuem dificuldade de acesso ao sistema financeiro tradicional, principalmente por não terem meios de comprovar sua renda) e Crediamigo (programa que facilita o acesso ao crédito a milhares de empreendedores pertencentes aos setores informal ou formal da economia). Já o Sebrae será parceiro na qualificação do empreendedor.

Estudos

Com o  acordo, as duas secretarias vão realizar, conjuntamente, estudos e pesquisas voltadas para o empreendedorismo; e qualificação de potenciais empreendedores para gerir suas empresas com mais eficiência, de forma que seus produtos tenham condições de competitividade no mercado.

O ACT prevê, ainda, orientação aos empreendedores quanto à modernização dos seus equipamentos, visando à otimização do processo produtivo e a melhor qualidade de seus produtos. Os técnicos da duas secretarias vão instrumentalizar os empreendedores na obtenção de financiamento junto às instituições de crédito.  

22.11.2016

Suzete Nocrato
Assessora de Comunicação
+55 85 9 9922-3123

Expediente imprensa2-01