SCidades dá início à elaboração do Plano de Mobilidade de Sobral

22 de novembro de 2016 - 17:34

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria das Cidades, e a Prefeitura Municipal de Sobral iniciam, nesta semana, os estudos técnicos e pesquisas de campo para o desenvolvimento do Plano de Mobilidade Urbana do município. O objetivo é promover a mobilidade urbana sustentável, permitindo aos cidadãos o direito de acesso seguro e eficiente aos espaços urbanos, melhorando a qualidade de vida das pessoas. Para tanto, até o dia 7 de dezembro serão realizadas pesquisas nas ruas, ônibus e metrô, além de pesquisas telefônicas, com intuito de entender as necessidades de mobilidade da população de Sobral. Os trabalhos de campo são importantes pois identificam a origem e destino dos usuários, horários de pico, concentração de pessoas, polo geradores de tráfego, principais vias de interseção e congestionamento e conflitos de uso.

O Plano de Mobilidade Urbana de Sobral está sendo coordenado pelo Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais (Cidades II), da SCidades, mediante empréstimo firmado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e estão a cargo da IDOM Consultoria Ltda., contratada pela Secretaria, para assessorar os municípios na elaboração de seus planos.

No processo, a SCidades disponibiliza apoio técnico da Unidade de Gerenciamento do Programa Cidades II e do Instituto de Desenvolvimento Institucional das Cidades do Ceará (IDECI) que atuam com o objetivo de modernizar a gestão municipal, dotando as prefeituras de instrumentos atualizados de planejamento e ordenamento de seu território, promovendo a mobilidade urbana sustentável que permita aos cidadãos o direito de acesso seguro e eficiente aos espaços urbanos, conforme a lei Nº 12.587, de 03 de janeiro de 2012.

Após o diagnóstico da dinâmica do trânsito de Sobral será realizada uma audiência pública para apresentação de propostas e validação, que posteriormente culminará na realização de um projeto de lei.

Além de Sobral, na próxima semana serão iniciados os trabalhos de campo relacionados às pesquisas e coleta de dados para subsidiar a elaboração dos Planos de Mobilidade Urbana dos municípios Coreaú (24 e 25/11), Forquilha (28 e 29/11) e Aracati (01 e 02/12). O investimento total, para os quatro municípios, somam um valor de R$1.558.781,01, com prazo de execução de 10 meses.

22.11.2016

Assessoria de Comunicação da Secretaria das Cidades
Sabrina Lemos – (85) 3207.5249 ou 98603.0556  ( sabrina.lemos@cidades.ce.gov.br )