Encontro Estadual de Controle Interno aborda o controle como responsabilidade de todos

28 de novembro de 2016 - 18:57

O evento irá compartilhar e debater temas voltados para o aperfeiçoamento e a modernização dos controles na administração pública

Com o tema “Controle Interno: responsabilidade de todos”, será realizada na próxima sexta-feira (2), a décima edição do Encontro Estadual de Controle Interno (EECI). Promovido pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), o evento contará com a participação de profissionais atuantes nas áreas de controle interno e externo para compartilhar e debater temas voltados para o aperfeiçoamento e a modernização dos controles na administração pública.

“O controle interno, em uma perspectiva mais abrangente, é uma das funções do processo de gestão. Neste processo, além do planejamento, organização, execução, cada órgão deve cumprir também a função de controle, que não deve ser exercida apenas pelo Órgão Central de Controle Interno. Diante disso, é interessante apresentar e discutir premissas e diretrizes gerais de controle que sejam observadas por todos”, ressaltou o secretário executivo da CGE, Paulo Roberto Nunes.

“A atuação da CGE por meio do Controle Interno Preventivo, com a presença de articuladores nos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual, já é uma ação descentralizada, no sentido de fomentar nos órgãos setoriais a execução das atividades e funções próprias do controle. Com o Encontro, queremos apresentar experiências que possam contribuir também para o aperfeiçoamento da nossa forma de atuação”, complementou o secretário executivo.

Durante o evento, serão realizados dois painéis: “Gestão de riscos e controles internos no Poder Executivo Federal”, ministrado pelo o assessor Especial de Controle Interno do Ministério da Fazenda, Francisco Eduardo Bessa; e “Controle interno na visão dos auditores externos – situação percebida e sugestões de melhoria”, apresentado pelo secretário de Controle Externo no Estado Ceará do Tribunal de Contas da União (TCU), Davi Barreto.

Homenagem

Na ocasião, será realizada uma homenagem ao Dia Estadual do Auditor de Controle Interno, comemorado em 20 de dezembro, com a entrega da Medalha de Reconhecimento pela Contribuição ao Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Estadual, que visa homenagear àqueles que durante o ano de 2016 se destacam pelos relevantes serviços prestados ao Sistema de Controle Interno do Poder Executivo do Estado do Ceará.

Serviço

X Encontro Estadual de Controle Interno

Data: 02 de dezembro de 2016
Horário: 8h às 17h
Local: Auditório da Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado (Seplag)
Informações: (85) 3101-3474

28.11.2016

Assessoria de Comunicação da CGE – 85 3101.3474
Flávia Salcedo – Coordenadora de Comunicação (flavia.salcedo@cge.ce.gov.br)
Géssica Saraiva – Assessora de Comunicação (gessica.saraiva@cge.ce.gov.br)
Camila Lins – Assistente de Publicidade (camila.lins@cge.ce.gov.br)
Twitter: @CGECeara
Facebook: www.facebook.com/CgeCeara

Expediente imprensa 23nov 2016-01