Hemoce registra cerca de 3,5 mil novas bolsas durante a Semana do Doador

28 de novembro de 2016 - 20:33

Evento mobilizou pessoas todo o Estado; Vapt Vupt Antônio Bezerra deverá ter posto permanente do Hemoce no início de 2017

 

A Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue, ocorrida entre os dias 21 e 27 de novembro, teve como resultado 3.479 bolsas de sangue coletadas pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) em todo o Estado.

Este é o melhor resultado da campanha, iniciada há 10 anos, e 1,08% superior às 3.439 doações realizadas no mesmo período de 2015. Além disso, na última sexta-feira (25), Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, o Hemoce registrou o maior número de doações realizadas na sua sede nos últimos três anos, com 476 bolsas.

Considerando toda a semana e todos os postos de coleta – sede; shoppings RioMar Kennedy, RioMar Fortaleza e Parangaba; Praça do Ferreira e IJF – o maior número de doações foi em Fortaleza (1.995), seguida por Sobral (417), Juazeiro do Norte (344), Quixadá (285), Crato (239) e Iguatu (199). 

Para a diretora geral do Hemoce, Luciana Carlos, este número ajuda a reforçar os estoques para as próximas férias e indica que, mesmo com o crescimento tímido no número de doações, a população vem sensibilizando com a causa. “A Semana do Doador é sempre um momento decisivo. Por mais que o intuito dela seja homenagear e agradecer os doadores, aproveitamos para lembrar que, logo depois dela, as doações diminuem por causa das férias, enquanto a demanda cresce, então precisamos da solidariedade das pessoas para continuar a atender 427 unidades de saúde distribuídas em todo o Ceará”.

Homenagens e Vapt Vupt

Na Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue o Hemoce contou com uma programação especial em todas as suas unidades e, na sexta-feira, homenageou os doadores. O primeiro agraciado na solenidade ocorrida na sua sede foi o jornalista Nonato Albuquerque. “Esta é uma era de grandes transformações e o fato de estarmos aqui celebrando a solidariedade é um sinal de mudança, de que é necessário repensar a nossa passagem pela Terra e isso passa, necessariamente, pelo voluntariado. Neste sentido, o Hemoce é uma torre de luz para a nossa cidade”, discursou.

Nonato recebeu o Troféu Amigos do Hemoce (Hemocinho), dado a pessoas e órgãos públicos ou privados que se dedicam a estimular a doação voluntária. Além dele, receberam o Hemocinho a secretária executiva do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará, Maria do Carmo Xavier de Queiroz (Cacau), por sua atuação como articuladora de campanhas de doação no interior; o arquiteto da Casa Civil, Rodrigo Aguiar Costa Lima, pelo apoio estrutural nas ações do Hemoce; e o humorista Eddi Lima, conhecido pela sua personagem Madame Mastrogilda, por fazer apresentações voluntárias em prol da doação de sangue.

Também foram distribuídos o Selo Organização Cidadã, para organizações que se conveniam ao Hemoce e desenvolvem ações de promoção da doação, e medalhas para os doadores mais frequentes. Ao todo, o Hemoce distribuiu 20 troféus, 44 selos e 26 medalhas, tanto em Fortaleza quanto nos hemocentros regionais.

Durante a solenidade, o secretário estadual da Justiça e Cidadania, Hélio Leitão, agraciado com o Selo Organização Cidadã, anunciou que ainda no primeiro trimestre de 2017, a central de serviços Vapt Vupt Antônio Bezerra (ao lado do terminal de ônibus), contará com um posto de coleta fixo do Hemoce. “É uma grande honra desenvolver ações junto ao Hemoce. Tanto que estamos nos preparando para, ainda no começo do próximo ano, termos um posto permanente do Hemoce no Vapt Vupt do Antônio Bezerra”, declarou.

Também esteve presente o farmacêutico Carlos Cals, o primeiro doador do Hemoce. Ele conta que trabalhava instalando os primeiros laboratórios do hemocentro e no dia da inauguração se prontificou a doar sangue. “Tudo estava pronto, mas não tinha doador, então às 10h do dia 23 de novembro de 1983 eu fui dorar, porque a doação é a sua continuidade. Você doa e aquilo fica em todas as pessoas beneficiadas, tanto o sangue quanto qualquer outra coisa doada com o coração”, relembra.

Além das homenagens, a programação incluiu apresentações da Camerata de Violões do Liceu do Conjunto Ceará e do Coral Vozes da UECE, composto por funcionários e alunos da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Na recepção do doador, também se apresentaram a banda da Polícia Militar Major Xavier Torres e os humoristas Madame Mastrogilda e Barbie Girl.

Confira a lista de homenageados:

TROFÉU AMIGO DO HEMOCE:

·         TRIBUNA BAND NEWS (Nonato Albuquerque)

·         CAPTADOR EXTERNO (Maria do Carmo Xavier de Queiroz – Cacau)

·         CASA CIVIL (Rodrigo Aguiar Costa Lima)

·         HUMORISTA (Eddi Lima – Madame Mastrogilda)

·         VERVE COMUNICAÇÃO (Fernando Costa/Francisco Galberney)

MEDALHAS:

·         DOADOR CLUBE RH NEGATIVO: Pedro Brito Farias, 42

·         DOADOR DE 68 ANOS: José Francisco de Oliveira, 24 doações

·         DOADOR DE PLAQUETAS: Ronaldo Meireles Carneiro, 69 doações

·         DOADOR DE 16 ANOS: Diego Silva Medeiros, 5 doações

·         DOADOR  IJF: Pedro Loiola de Paulo, 25 doações

SELO ORGANIZAÇÃO CIDADÃ:

·         VAPT VUPT – UNIDADE  MESSEJANA (Hélio Leitão)

·         SINDIARA – SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE ARATUBA / CE (Joerly Rodrigues Victor)

·         GRUPO TRÊS CORAÇÕES (Milene Pereira)

·         Escola Estadual de Educação Profissional Salaberga Torquato Gomes de Matos (Lídia Valecilo de Medeiros)

·         UNICHRISTUS – CAMPUS PARQUE ECOLÓGICO (Rogério Frota Leitão)

·         FACULDADE ATENEU –  CAMPUS MESSEJANA E ANTONIO BEZERRA (Andrea Lourenço/Elisian Braga/Adria Ferreira)

·         INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ (IFCE) – Campus Baturité (Raimundo Helder de Sousa Bandeira)

 

28.11.2016

Tunay Moraes Peixoto
Assessoria de Imprensa – Hemoce
(85) 99947.7234 / 3101.2300