Infância é tema de reunião da primeira-dama do Estado e do reitor da UFC

28 de novembro de 2016 - 19:59

A primeira-dama apresentou o Programa Mais Infância Ceará, agradeceu parceria em projeto do Núcleo de Estimulação Precoce e convidou a UFC para parceria em seminário internacional da infância

 

 ARI2417A primeira-dama do Estado, Onélia Leite Santana, esteve reunida nesta segunda-feira (28) com o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Henry Campos, na Reitoria, em Fortaleza, para apresentar o programa Mais Infância Ceará, agradecer a parceria da universidade no projeto do Núcleo de Estimulação Precoce e convidar a UFC para ser parceira no I Seminário Internacional Mais Infância Ceará, que será realizado em março de 2017.

Onélia apresentou o Programa Mais Infância Ceará, voltado para o desenvolvimento infantil, e agradeceu a parceria da UFC com o Governo do Ceará no projeto do Núcleo de Estimulação Precoce, do Programa Mais Infância Ceará, que também conta  ARI2448com a parceria dos municípios. Os núcleos foram implantados em 19 policlínicas regionais do Estado. O Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (Nutep), programa de extensão da UFC, capacita e acompanha o atendimento de equipe multidisciplinar formada por fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicólogo, além de um quinto profissional que pode ser assistente social ou enfermeiro. O serviço também conta pediatra ou neuropediatra.

“Vim agradecer a parceria da UFC. A universidade treinou os profissionais e a mesma metodologia que é aplicada aqui em Fortaleza é aplicada também no interior do Estado e, além disso, tem o acompanhamento da universidade durante todo o desenvolvimento dessa criança no período de um ano. A equipe multidisciplinar trabalha não só as crianças, mas também as famílias das crianças”, ressaltou a primeira-dama.

Na ocasião, a Onélia convidou a UFC para ser parceria do Governo do Ceará no “I Seminário Internacional Mais Infância Ceará: Criança é Prioridade”. “A gente vai realizar o evento, em março do próximo ano, com os municípios, que é um momento para os gestores. Um seminário internacional da infância, com a criança sendo prioridade. Nós temos outros parceiros, mas também é importante a parceria da universidade, com o peso que ela tem dos profissionais, da pesquisa, e isso vai somar muito com o seminário internacional para que o nosso Estado continue avançando na área da infância”, completou Onélia.

O reitor reconheceu a importância do Programa Mais Infância Ceará. “Eu fiquei muito impressionado com a abrangência do programa, com o que já foi feito de fato, com o número de municípios que já são atendidos, o número de crianças beneficiadas, a maneira muito inteligente como o programa é concebido, muito abrangente, com o caráter intersetorial, respeitando todos os princípios que a gente tem para que esses trabalhos tenham realmente um alcance, produzam resultados”, citou. Ele ainda ressaltou a parceria da UFC com o Governo do Ceará, através do Programa Mais Infância Ceará. “Fiquei mais feliz ainda pelo fato da universidade está tendo essa oportunidade de contribuir, de colaborar, de formar. Essa parceria só tende a se fortalecer. Acho que tem novas ideias interessantes sendo gestadas. A primeira-dama e o Governo do Estado estão de parabéns e nós da universidade muito honrados por essa oportunidade. Eu fiquei muito impressionado e até, em alguns momentos emocionado, com a beleza desse trabalho que está sendo feito”, destacou.

Henry Campos considerou o seminário um marco no sentido de familiarizar os novos prefeitos, as novas administrações municipais com o programa, além de sensibilizar os gestores e a sociedade para importância da infância. “É uma oportunidade para toda a sociedade cearense tomar consciência da importância que é tratar da criança, cuidar da criança na primeira infância, porque é na primeira infância que se forma o caráter. A primeira infância define o futuro de cada um de nós. Então, é muito importante”, reforçou.

Estiveram ainda presentes na reunião a pró-reitora de extensão da UFC, Márcia Machado, e a assessora do Programa Mais Infância Ceará, Dagmar Soares.

28.11.2016

Déborah Vanessa
deborah.vanessa@gabgov.ce.gov.br
(85) 3254.4028 / 98957.0292

Fotos: Ariel Gomes / Governo do Ceará

Expediente coordenadoria-01