Corre Pra Vida supera 40 mil atendimentos

2 de dezembro de 2016 - 18:52

Número maior de ações ocorreram no contêiner do projeto, que funciona no Centro de Fortaleza

Ultrapassou a marca de 40 mil o número de atendimentos efetivados pelo Projeto Corre Pra Vida no período de janeiro a outubro deste ano. O quantitativo de ações envolveu 35.375 atendimentos no ponto de acolhimento (contêiner), 4.923 abordagens de campo, com o apoio de uma unidade móvel; e 621 encaminhamentos / acompanhamentos aos serviços de saúde e à rede socioassistencial. No mesmo período, também ocorreu a distribuição de 31.284 insumos de higiene e saúde para os beneficiários do projeto.

A maior parte dos atendimentos constituiu-se da oferta de orientações sobre a redução danos por conta do uso de drogas. Outros serviços com números significativos foram atendimentos individuais, acolhimento à crise, acompanhamento pré-natal, curativos/cuidados de enfermagem, medicação assistida, rodas de conversa, oficinas e acompanhamento familiar.

Implementado pela Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) em outubro de 2015, o Corre Pra Vida proporciona o acesso gratuito a atividades de autocuidado, serviços de saúde, rede assistencial e à Rede de Atenção Psicossocial (Raps) por pessoas em situação de rua e socialmente vulneráveis, principalmente devido à dependência de drogas.

O contêiner funciona na área denominada de Oitão Preto, junto à Santa Casa de Misericórdia, no Centro de Fortaleza. No equipamento, os usuários são acolhidos por uma equipe de profissionais interdisciplinares e redutores de danos. O ponto de acolhimento / abordagem fica aberto de segunda a sábado, das 8 às 17 horas.

Através do Corre Pra Vida, o usuários têm acesso a atividades informativo / educativas e de reinserção social e profissional em diversos pontos de Fortaleza, com foco na redução de danos. A ideia é levar acolhimento e tratamento aos beneficiários, além de fortalecer o processo de ressocialização.

Os números crescentes do Projeto Corre Pra Vida reforçam sua aceitação por parte da população em situação de rua ou em outros contextos de vulnerabilidade social, em especial pessoas que enfrentam problemas causados pelo uso de drogas.

Natal

Com a proximidade do período natalino, a equipe do Corre pra Vida se organiza para realizar uma ação de Natal junto a pessoas em situação de rua. Para tanto, estão sendo aceitas doações de roupas para repasse aos beneficiários do projeto. Interessados em contribuir, podem deixar suas doações na sede da SPD, na Rua Oto de Alencar, 193, Jacarecanga, ou no contêiner do Corre Pra Vida.

02.12.2016

Fernando Brito
Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 98902.7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br

www.spd.ce.gov.br
Facebook: spdceara
Twitter: @spdceara

Expediente imprensa 23nov 2016-01