Governo do Ceará inicia I Semana Estadual de Direitos Humanos

8 de dezembro de 2016

A I Semana Estadual de Direitos Humanos vai até sábado (10), dia em que a Declaração Universal dos Direitos Humanos celebra seu 68º aniversário

 

R MG 9376Teve início nesta quinta-feira (8), no Dragão do Mar, o I Encontro Estadual de Educação em Direitos Humanos. O evento faz parte das atividades da I Semana Estadual de Direitos Humanos, promovida pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Direitos Humanos do Gabinete do Governador, a Secretaria da Justiça e Cidadania, a TV Ceará e o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

A mesa de abertura foi composta pelo coordenador de Políticas Públicas dos Direitos Humanos do Ceará, Demitri Cruz, o secretário adjunto da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas, Marcelo Uchôa, o deputado estadual Renato Roseno e a advogada do R MG 9379Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP), representando o secretário da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará, Hélio Leitão.

Para o coordenador Demitri Cruz, esse evento é o momento ideal para conhecer as práticas de Educação em Direitos Humanos já existentes. “Vamos ter essa oportunidade de conhecer ações que o Estado promove e pretende promover nos direitos humanos em vários setores como o sistema prisional e no sistema sócio educativo, experiências na educação básica, superior. Serão momentos importantes para discutir, inclusive, mídia e violação de direitos”, destacou.

A palestra da manhã, ministrada pela professora da Universidade Federal de Pernambuco, Ainda Monteiro, teve como tema Educação em Direitos Humanos: desafios e perspectivas. “Estamos passando por uma reorganização mundial onde as pessoas não são vistas como objeto. Mostrar o que de fato são os Direitos Humanos é ir contra a cultura escravocrata que nos deixou de herança a falta de respeito às diferenças, ou seja, tudo aquilo que não combina comigo eu excluo e, muitas vezes, de forma violenta. Esse é o desafio criar desde cedo uma geração que entenda os Direitos Humanos na essência e não pelo que ouvem falar”, concluiu.

A minuta de criação do comitê foi apresentada ao final da manhã e as colaborações serão feitas nesta sexta-feira (9) nos grupos de trabalho.

No período da tarde foram apresentados painéis com boas práticas na área de educação em direitos humanos: Painel 1: A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) – Construindo identidade da escola e educação do campo: as experiências em andamento – resultados e desafios (Escola Família Agrícola Dom Fragoso e Escola do Campo localizadas em áreas de assentamento) e Universidade Federal do Ceará  – Centros Rurais de Inclusão Digital . Painel 2: Comitê Memória, Verdade e Justiça do Ceará e Coletivo Aparecidos Políticos – Memória e Verdade –

A I Semana Estadual de Direitos Humanos vai até sábado (10), dia em que a Declaração Universal dos Direitos Humanos celebra seu 68º aniversário.

Serviço

I Semana Estadual de Direitos Humanos

Data: 8, 9 e 10 de dezembro de 2016
Local: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema

08.12.2016

Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humano do Gabinete do Governador
Ana Carolina Carvalho
Jornalista

Expediente imprensa 05dez 2016-01