Camilo Santana participa da formatura da primeira turma do Colégio Militar do Cariri

16 de dezembro de 2016 - 11:33

Camilo Santana participa da formatura da primeira turma do Colégio Militar do Cariri

 

NIU1707 web“Fiz questão de vir prestigiar os concludentes do colégio militar, que, inclusive, são premiados e já conquistaram resultados importantes na vida pessoal. Não tenho dúvidas de que essa unidade será referência para a Região e isso nos enche de felicidade. Ainda mais porque, em 2017, vamos fazer uma grande reforma para melhorar as instalações do colégio”. As palavras são do governador Camilo Santana, que na noite desta quinta-feira (15) participou da formatura de 92 alunos da primeira turma do Colégio da Polícia Militar do Cariri, em Juazeiro do Norte. O ensino militar foi incorporado na unidade, a partir do decreto Nº 31.869, de 30 de dezembro de 2015.

NIU1670 webO segundo Colégio da Polícia Militar do Ceará, o primeiro do interior do Estado, conta, atualmente, com 1.000 alunos do 8º ao 3º ano, distribuídos em 29 turmas, nos períodos da manhã e tarde. São 52 professores, 14 funcionários civis e 26 policiais militares (oficiais e praças) no quadro de profissionais da escola, que conta com laboratórios de Matemática, Informática, Biologia e Física, auditório, biblioteca, ginásio e salas de aula.

Em apenas 11 meses de existência, a instituição já coleciona 48 medalhas, sendo 23 de ouro e as demais de prata e bronze, premiadas em competições como a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, Mostra Brasileira de Foguetes, Olimpíada Internacional de Matemática, Olimpíada Nacional de Geografia e com trabalhos credenciados na Feira de Ciências no Estado do Pará – com classificação para nova etapa em Minas Gerais –, entre outras conquistas.

NIU1773 webCamilo Santana, que recebeu o título de Amigo do Colégio Militar, reforçou ainda o compromisso do Estado com a Educação cearense. “A nossa maior alegria, mesmo em um ano de dificuldades, é ver o resultado positivo da Educação. O Ceará se destaca entre as 100 melhores escolas públicas do ensino fundamental do país, com 77 unidades de excelência, sendo que as 24 primeiras posições no ranking são de escolas cearenses. Isso é fruto de uma pactuação que o Estado fez com os municípios para melhorar a qualidade do ensino”, enfatiza.

RNIU1553Para a diretora do colégio, tenente coronel Albanita Lima, a dedicação dos profissionais da unidade é o sucesso para a valorização dos alunos. “Após 11 meses de muito trabalho, estamos apresentando para a comunidade caririense a nossa primeira turma de formandos do 3º ano do ensino médio. Durante esse ano, conseguimos com que nossos alunos, veteranos e novatos, fossem reconhecidos e valorizados. Hoje, dos 92 concludentes, 57 já foram aprovados em universidades. A comunidade é testemunha de que nossos alunos honram a farda que vestem, se orgulham do colégio”, salienta.

A formanda Sainara Gomes, de 17 anos, afirmou que a experiência no colégio militar é única. “Uma mistura de alegria e emoção toma conta da gente e nos deixa sem palavras, mas é muito gratificante ter tido a oportunidade de experimentar o ensino militar”, relata. Já a aluna Jéssica, de 16 anos, também concludente, declarou que deixa a unidade com um misto de sentimentos. “Sem dúvidas, estou vivendo um dos dias mais tristes e felizes da minha vida. Triste porque vou deixar o colégio e a convivência com meus amigos, mas feliz porque saiu com o dever de missão cumprida”, afirma.

Homenagens e reconhecimento

NIU1603 webDurante a solenidade, Camilo Santana entregou um certificado de Honra ao Mérito ao aluno Hiagor da Costa Carneiro (17), do 2º ano, único representante do Ceará no Programa Jovens Embaixadores 2017, selecionado para integrar um grupo de 50 alunos brasileiros, aprovados entre 19 mil concorrentes, que terão a oportunidade de representar o Brasil e conhecer autoridades em solo norte-americano.

Hiagor participou de um rigoroso processo seletivo, dividido em oito etapas, e com o empenho para aprimorar seus conhecimentos orais e escritos na língua inglesa, venceu uma das principais exigências para se tornar um Jovem Embaixador. O estudante embarcará no dia 9 de janeiro de 2017 para Brasília, onde passará quatro dias destinados para a emissão de visto na embaixada americana.

RNIU1535Quem também recebeu homenagem do governador foi a família de Hervano Macedo Júnior, ex-comandante adjunto geral da Polícia Militar que dá nome a unidade. Em 2015, o militar assumiu o cargo de comandante adjunto geral da polícia, mas pediu exoneração do cargo, no mês de novembro do mesmo ano, em decorrência de problemas de saúde. Ele lutava contra um câncer no pâncreas, mas faleceu em janeiro de 2016. O oficial atuou na corporação durante 33 anos.

 

 

 

 

 

16.12.2016

Wiarlen Ribeiro
Repórter / Célula de Reportagem

Fotos: Nívia Uchoa / Governo do Ceará

Expediente imprensa 05dez 2016-01